Procon autua 19 lojas de fantasias no Rio, Niterói e São Gonçalo

Fiscais encontraram diversas irregularidades, como ausência de preços nas peças e do Código de Defesa do Consumidor

Por O Dia

Fiscais vistoriaram lojas de fantasias de Carnaval no Rio%2C São Gonçalo e NiteróiDivulgação

Rio - Apesar da proximidade do Carnaval e da grande procura nas lojas de fantasias, o comércio do setor descuidou de algumas regras. Nesta segunda-feira, a 'Operação Abre Alas', do Procon Estadual, vistoriou 26 lojas de fantasias e adereços no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo. Desse total, 19 foram autuadas por irregularidades - a maioria delas, a ausência de preços nas mercadorias - e serão multadas. 

No Rio, 16 estabelecimentos foram autuados. Já em São Gonçalo, mais dois, e em Niterói, um. Segundo o Procon, das lojas autuadas, 14 não exibiam o preço dos produtos nas peças ou nas vitrines, o que contraria o Código de Defesa do Consumidor. Além disso, o código não era disponibilizado para os clientes em 13 lojas. Os fiscais também autuaram 8 unidades por não possuírem o cartaz informativo do Disque 151 – telefone para receber denúncias e orientar os consumidores.

Lojas que não foram autuadas pela fiscalização: Bazar Nanah, Loja Super Star, Zé Botão Fantasias, Casa Moraes e Araújo de Miudezas, Bazar Jesse John e Planeta das Crianças, todas localizadas no Mercadão de Madureira; e Xodó da Pretinha Roupas e Fantasias (Rua Visconde do Uruguai, 347, Centro - Niterói).

Balanço da 'Operação Abre Alas':

1 - Rio Fantasy Aluguel de Fantasias (Praia de Botafogo): Ausência de preços nas mercadorias. Ausência de CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações.

2 – D´reis Festas (Rua João Caetano, Alcântara): Ausência de preços nas mercadorias. Ausência de CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do Livro de Reclamações.

3 - Cartoon Fantasy (Rua João Caetano, Alcântara): Ausência de preços nas mercadorias. Ausência de CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do Livro de Reclamações.

4 - Vida Secreta Fantasias (Rua Raimundo Correa, Copacabana): Ausência de CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preços nas mercadorias.

5 - Clube da Fantasia (Av. Nossa Senhora de Copacabana): Ausência de CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preços nas mercadorias.

6 - Lux Fantasy (Rua Santa Clara, Copacabana): Ausência de CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do Livro de Reclamações.

7 - Dalila Artigos Para Festas (Mercadão de Madureira): Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência de preços nas mercadorias.

8 – Lu-Bill (Mercadão de Madureira): Ausência do CDC para consultas. Ausência do Livro de Reclamações.

9 - Festa Maluca (Av. Visconde do Rio Branco, Niterói): Ausência de preços nas mercadorias. Ausência do Livro de Reclamações.

10 - Casa Alternativa (Mercadão de Madureira): Ausência de preços nas mercadorias.

11 - Aparatus Fantasias (Largo do Machado, Catete): Ausência de CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preços nas mercadorias.

12 - Só Época Festas (Mercadão de Madureira): Ausência de preços nas mercadorias. Ausência de CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do Livro de Reclamações.

13 - Ramon Faz a Festa (Av. Sete de Setembro, Icaraí): Ausência de CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações.

14 - Denise Coelho Bazar (Mercadão de Madureira): Ausência do Livro de Reclamações.

15 - Eliane Brinquedos (Mercadão de Madureira): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preços nas mercadorias.

16 - Festa Ploc (Mercadão de Madureira): Ausência de preços nas mercadorias.

17 - Brink do Mercadão (Mercadão de Madureira): Ausência de preços nas mercadorias. Ausência de CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do Livro de Reclamações.

18 - Só Fantasias (Rua do Catete): Ausência de CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações.

19 – Lukinhas (Portela Shopping, Madureira): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preços nas mercadorias.

Últimas de Rio De Janeiro