Por nicolas.satriano
Santiago Andrade%2C 49%2C foi atingido por rojão na cabeça%2C durante protesto no RioReprodução

Rio - A creche Cruzada pela Infância do Leme, em Copacabana, dirigida pela família do repórter cinematográfico Santiago Andrade, foi reinaugurada nesta segunda-feira — data que completou um ano de sua morte. O cinegrafista foi atingido por um rojão quando fazia reportagem sobre uma manifestação no Centro do Rio. Segundo Vanessa, filha de Santiago, foi na creche que seus pais se conheceram: Arlita Santiago trabalhava no local, que fica em área militar, quando ele servia ao Exército. A viúva Arlita afirmou que a reforma da creche era um sonho do marido.

“Estou muito feliz em realizar um sonho que também era da minha mãe, do Santiago e dos meus filhos porque eu sempre quis ver a creche cada dia mais linda, mas não tínhamos recursos para fazer tudo isso”, contou.

A instituição filantrópica ganhou pintura nas salas e na fachada, revestimentos e teve toda a parte elétrica, hidráulica e sanitária renovada. A obra, orçada em R$ 246 mil, foi feita pelo governo estadual, com recursos concedidos pela Loterj. A creche, que atende 60 crianças de 1 a 4 anos, também recebeu berços, mochilas e brinquedos.

Para a filha de Santiago, Vanessa Andrade, de 30 anos, esta foi a melhor homenagem que o pai poderia receber na data. “Ajudar no renascimento de uma instituição que cuida de crianças é a homenagem mais bonita. Elas são anjinhos e sempre foram o xodó da minha família. Nas horas de folga, ele adorava passar o tempo cantando para elas. Tenho certeza que meu pai está muito feliz”, disse.

Acusados pelo disparo de rojão que matou Santiago, Fabio Raposo e Caio Silva tiveram prisão preventiva decretada há um ano. Em agosto, a Justiça determinou que os dois vão a júri popular, decisão contestada pela defesa, que também pediu habeas corpus para os réus no Supremo Tribunal Federal.

Vanessa disse que ela e sua mãe devem ir ao julgamento. “Nosso desejo é que os assassinos sejam condenados e punidos. Tenho pena das famílias que educam os filhos e, de repente, viram assassinos. Eles vão carregar para sempre o peso de terem matado um homem íntegro, que estava trabalhando.”

Você pode gostar