Por paulo.gomes

Rio - Funcionários do governo do estado e da Prefeitura do Rio estarão nesta quarta-feira à tarde no Shopping Nova América, em Del Castilho, para um mutirão com o objetivo de auxiliar os pequenos comerciantes que tiveram prejuízo com o incêndio ocorrido, na última segunda-feira, no centro comercial. Não houve feridos.

Segundo Pedro Paulo, secretário executivo de Coordenação da Prefeitura, o objetivo é cadastrar pequenos comerciantes que receberão benefícios como desconto no IPTU e ISS, este último para os prestadores de serviço.

Ele sinaliza ainda com a possibilidade de o governo do estado também abater parte do ICMS. As autoridades ainda pretendem oferecer linhas de crédito pela Caixa Econômica.

Pelas contas de Pedro Paulo, ao menos 78 lojas foram mapeadas para receberem os benefícios. O secretário disse que 11 delas foram completamente destruídas. Questionado sobre os grandes estabelecimentos atingidos, ele comentou que essas empresas já possuem meios para lidar com esse tipo de situação e perda.

Ainda não se sabe o que motivou o incêndio. Ontem, equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estiveram no shopping, que, em certos pontos, ainda tinha focos de incêndio. Peritos da Polícia Civil também realizaram operação, mas ainda não foram divulgadas possíveis causas do fogo: o laudo será entregue pela 44ªDP (Inhaúma) em até 30 dias.

Em nota, o shopping informou que o local possui seguro e a seguradora já está começando os trabalhos para ressarcir as vítimas. A entrada dos lojistas deve ser liberada nesta quarta.

Você pode gostar