Por nicolas.satriano

Rio - Ainda não há uma data específica para a reabertura do Shopping Nova América, atingido por um incêndio que destruiu 20% do empreendimento, na manhã da segunda-feira de Carnaval. De acordo com a assessoria do shopping, o local pode voltar a funcionar no fim desta quarta-feira ou nesta quinta-feira pela manhã. A liberação do estabelecimento segue dependente do laudo da equipe de operações do próprio shopping. A seguradora do Nova América ainda trabalha num levantamento para saber qual foi o prejuízo causado pelo fogo. 

No incêndio de grandes proporções que atingiu o Nova América, em Del Castilho, na Zona Norte do Rio, ao menos 100 bombeiros do quartel do Méier, com o apoio de outras nove unidades, foram deslocados para combater as chamas. Não houve vítimas do fogo. 

Cerca de 20% do shopping foi destruído em incêndio de grandes proporções%2C nesta segunda-feiraFoto de leitor via WhatsApp do Dia (98762-8248)

A assessoria do estabelecimento informou, por nota, que as mais de 220 lojas ainda não foram reabertas para que a segurança dos clientes do shopping seja garantida. Nesta quarta, mais de 400 funcionários de uma equipe do shopping foram mobilizadas preparar o Nova América para uma possível reabertura.

As causas do acidente ainda não foram esclarecidas e os empreendedores estão colaborando com as autoridades para identificar o que causou o incêndio.

Câmara dos Vereadores pedirá explicações a shopping e Corpo de Bombeiros

A Comissão de Defesa Civil da Câmara de Vereadores do Rio vai protocolar um pedido de explicações à administração do Shopping Nova América e ao comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio sobre as medidas adotadas para debelar as chamas.

Segundo o presidente da comissão, vereador Márcio Garcia, que é major do Corpo de Bombeiros, o local possuía reserva técnica de água suficiente para combater o fogo. Ele questiona a medida que foi adotada pelo centro comercial quando ocorreu o incêndio. 

"A informação foi divulgada pelo superintendente do shopping, Carlos Martins, mas, estranhamente, a administração do Nova América contratou carros-pipa pem vez de utilizar os recursos já disponíveis no local, o que daria muito mais rapidez. O reservatório existe para ser usado em caso de emergência, essa é sua finalidade óbvia", declarou o vereador.


Você pode gostar