Informe do DIA: Lei da Ficha Limpa para quem quer assumir cargo público

Presidenta Dilma anunciará a aplicação da lei como parte do pacote anticorrupção

Por O Dia

Rio - Como parte do pacote anticorrupção a ser apresentado nesta quarta-feira, a presidenta Dilma anunciará a aplicação da Lei da Ficha Limpa para quem quer assumir cargo público, o confisco de bens não justificados e a criação de um prazo legal para a Justiça alienar bens confiscados. As medidas foram discutidas ontem durante reunião do vice, Michel Temer, com ministros e deputados da base em Brasília.

Desta forma Dilma se antecipa ao MP Federal, que apresentará amanhã um conjunto de propostas jurídicas contra a impunidade.

Outra visão

Procuradora regional da República e professora da FGV Direito Rio, Silvana Batini diz que mudanças elaboradas no calor de manifestações quebram a organicidade e têm baixa eficácia.

Operação Lava Jato

Presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani acredita que a Alerj não precisará decidir pela abertura de processo contra o governador: “Pezão vai se defender no Superior Tribunal de Justiça, e o inquérito deve ser arquivado por falta de provas. Acho difícil que seja aberta ação penal”, avalia.

A economia de Paes

O prefeito Eduardo Paes quer que as secretarias de seu governo economizem luz a todo custo. Decreto assinado por ele ontem determina que as pastas que consumirem mais do que no ano passado perderão, em seus orçamentos, o dobro do valor extrapolado.

Efeito Petrobras

A arrecadação de Itaboraí com Imposto sobre Serviços (ISS) caiu de R$ 23 milhões para R$ 7 milhões nos últimos três meses. O impacto dos problemas ocorridos no Complexo Petroquímico da Petrobras (Comperj) fez com que o prefeito Helil Cardozo reunisse seu secretariado ontem. Em pauta, o corte de gastos com eventos e cargos comissionados.

FERNANDO MOLICA ESTÁ DE FÉRIAS

Últimas de Rio De Janeiro