Rio pode ganhar mais dois feriados durante os Jogos Olímpicos de 2016

Recessos vão ajudar a diminuir demanda por transporte público e reduzir tráfego na cidade, segundo secretário

Por O Dia

Rio - O carioca pode ganhar mais dois feriados durante as Olimpíadas de 2016. A Prefeitura do Rio apresentou nesta sexta-feira um conjunto de propostas para melhorar a logística da cidade. Entre elas, estão os feriados no dia 5, na abertura dos jogos, e dia 18, quando acontece uma prova de rua.

De acordo com o secretário de Coordenação de Governo da Prefeitura Pedro Paulo, que anunciou a proposta, o feriado vai ajudar a diminuir a demanda de transporte público em 40%, e a reduzir o tráfego em 25%.

“Nesses feriados, o comércio pode funcionar normalmente. É só para melhorar a fluidez no trânsito”, explicou Pedro Paulo, acrescentando que outros feriados poderão ser decretados.

No dia 18, será realizada a prova de triatlo. O percurso da competição vai interditar a rua Gastão Bahiana e o Corte do Cantagalo por duas horas no horário do almoço.

A prova vai interromper 42 linhas de ônibus e impactar a Lagoa Rodrigo de Freitas, Copacabana, Barra da Tijuca e Túnel Rebouças, segundo análise da CET-Rio. Os jogos se encerram dia 21 de agosto, um domingo.

Outra mudança é a alteração das férias de escolas municipais e particulares. O recesso seria entre 25 de julho e 26 de agosto. Geralmente, é entre 17 e 31 de julho.

Outra alteração é proibir o estacionamento, cargas e descarga e obras públicas no entorno das competições, além de restringir a publicidade ao ao livre.

Pedro Paulo disse que as propostas serão negociadas nos próximos dias com o governo federal para a criação de um projeto de lei.

Últimas de Rio De Janeiro