Ocorrências de crimes poderão ser acompanhadas via internet no Rio

As pessoas poderão acessar o Portal da Transparência, uma ferramenta da Polícia Civil

Por O Dia

Rio - Os registros de ocorrências de qualquer tipo de crime feitos nas delegacias de todo o estado do Rio de Janeiro já podem ser acompanhadas pela internet. As pessoas podem acessar o Portal da Transparência, uma ferramenta da Polícia Civil, que permite consultar o registro online a partir de um código que deve ser solicitado no ato do registro.

O diretor do Departamento Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, delegado Fábio Ferreira, disse que a iniciativa tem como objetivo dar mais comodidade ao cidadão, que pode acompanhar o andamento do seu registro de casa, sem precisar ir a delegacia. “Criamos o serviço para dar mais agilidade à informação, mas tendo como premissa garantir o sigilo das investigações. É uma forma de o cidadão ter acesso ao andamento de sua ocorrência.”

De acordo com a Polícia Civil, a vítima ao fazer um Registro de Ocorrência (RO), terá o código validador para acompanhar o andamento da denúncia no momento do registro.

A professora Bárbara dos Santos, de 33 anos vítima de um assalto em que teve sua carteira com documentos roubados no centro da cidade aprova a iniciativa. “Às vezes é ruim porque temos que deixar nossos afazeres e deslocarmos a delegacia próxima da ocorrência. Poder acompanhar pela internet facilita bastante caso tenhamos que retornar à unidade policial por quaisquer motivos necessários”, disse.

O portal que funciona no endereço eletrônico terá um campo disponível para preenchimento dos números do CPF, do RO e outro para o código validador, expedido no momento em que se faz o registro. As informações são repassadas ao e-mail cadastrado pela vitima, garantindo, assim, que cheguem apenas à parte interessada.

Últimas de Rio De Janeiro