Por felipe.martins

Rio -  O feriado da Semana Santa será de muita emoção e festividades para todos os gostos. O destaque fica por conta do Auto da Paixão de Cristo que acontecerá nesta sexta-feira, nos Arcos da Lapa, às 19h. Promovido pela Arquidiocese do Rio, o espetáculo terá uma novidade: canções de musicais famosos da Broadway, como ‘Godspell’ e ‘Jesus Cristo Superstar’.

A encenação da Paixão de Cristo terá trilha sonora da BroadwayFernando Souza / Agência O Dia

No Sábado de Aleluia, a Arquidiocese realiza, às 9h, o ofício das leituras na Igreja São Pedro Apóstolo, no Rio Comprido, e a Vigília de Páscoa às 20h, na Catedral Metropolitana. No domingo, a Missa de Páscoa começa às 10h, no mesmo local, e as festividades se encerram com a bênção ao almoço de Páscoa para moradores de rua, às 11h45, logo após a missa.

Para quem viajou para o interior do estado e também quer aproveitar uma programação longe das paróquias, até domingo acontece a Festa do Chocolate, no Palácio de Cristal, em Petrópolis. Outra opção são os festivais gastronômicos, como o da lula, em Arraial do Cabo; e o de trutas, em Nova Friburgo. Em Cabo Frio, o Festival de Rock Humanitário, na Praia do Siqueira, reúne bandas locais e artistas conhecidos do rock, como o grupo Sepultura.

Nesta Quinta-feira Santa, foram realizadas as primeira celebrações do feriado com a Missa do Crisma e a Missa na Ceia do Senhor. Crianças das 38 comunidades pacificadas começaram a receber, nesta quinta-feira, ovos de chocolate de policiais da Companhia Integrada de Polícia de Proximidade e das Unidades de Polícia Pacificadora, na campanha ‘Páscoa Solidária nas UPPs’. No total, serão entregues mais de sete mil ovos de chocolate durante o feriado. A distribuição teve início nas comunidades Jacarezinho e Arará, na Zona Norte.

Crianças de comunidades pacificadas recebem ovos de chocolateDivulgação

Operação Lei Seca será intensificada

Os que não dispensam o vinho e o bacalhau devem ter mais atenção neste fim de semana. A Operação Lei Seca vai intensificar suas ações durante todo o feriado — no total, serão realizadas 53 operações. As blitzes vão ser distribuídas pela capital, Região Metropolitana e pelo interior do estado.

Quem decidiu deixar a cidade nesta quinta-feira, enfrentou trânsito intenso na Ponte Rio-Niterói. A estimativa da concessionária para o feriado é que cerca de 570 mil veículos atravessem a via. A expectativa é que hoje seja o pico de movimento e que cerca de 88 mil veículos sigam em direção a Niterói e Região dos Lagos.

A Rodoviária Novo Rio espera que 310 mil passageiros passem por lá. O movimento é menor que no ano passado, quando a Semana Santa caiu junto com o feriado de Tiradentes. Mas no início da semana, mais de 80% dos bilhetes para cidades da Região dos Lagos, Costa Verde e Serrana foram vendidos.

O QUE ABRE

METRÔ

Neste feriado, o metrô fará uma operação especial.Hoje e domingo, o funcionamento será entre 7h e 23h. No sábado, vai das 5h à meia-noite. Nos três dias, a transferência de linhas deve ser feita no Estácio.

CORREIOS

Sexta-Feira Santa, somente duas agências funcionarão: no Aeroporto Tom Jobim, das 8h às 15h30; e na agência JK (localizada no Centro Cultural Correios, no Centro do Rio), das 12h às 19h.

SHOPPINGS

Os shoppings centers também terão horário especial. Hoje, o Norte Shopping abrirá suas lojas das 13h às 21h . Já os centros comerciais Rio Sul, Barra Shopping e Shopping Tijuca abrem suas portas a partir das 15h e fecham às 21h.Reportagem de Flora Castro

Você pode gostar