Por daniela.lima

Rio - O Ponto Cine, em Guadalupe, exibe no próximo dia 14 o filme ‘Últimas Conversas’, longa póstumo que o diretor Eduardo Coutinho não teve tempo de montar, em que conversa com jovens cariocas estudantes do Ensino Médio da rede pública sobre suas vidas e o que eles esperam do futuro. Durante o mês de maio, de terça a sexta, o projeto oferece com entrada franca duas sessões pela manhã dos filmes de sua programação, destinadas a instituições e escolas públicas. Para agendar, basta ligar para o telefone 3106-9995.  

Grupo teatral GTO Maré 12 participa do espetáculo ‘Em uma família’Naldinho Lourenço


OPRIMIDOS DA MARÉ

Os grupos GTO Maré 12 (foto), GTO Maré e GTO Maremoto surgiram do projeto Teatro do Oprimido na Maré. Trinta e três jovens locais passaram por oficinas em que aprenderam o método de trabalho de Augusto Boal, e conceberam espetáculos com temas do cotidiano. Preconceito no mercado de trabalho, machismo, violência sexual dentro de casa são alguns dos abordados. O primeiro espetáculo, ‘Em uma família’, é amanhã às 14h, na Escola Municipal Armando de Salles Oliveira, na Rua Gerson Ferreira 52.

ASTRO VENGA

É impossível não parar para dar uma olhada e ouvir o som que vai do pop nacional – com Roberto Carlos, inclusive – a Black Sabbath. Mesmo quem não gosta de rock pesado, vibra. A banda é excelente e os meninos, cheios de atitude. O CD chama-se ‘Explodiram a Perimetral’, pois era embaixo do viaduto que eles tocavam e onde o disco foi gravado ao vivo. Quem passa pela Carioca, entre 13h e 15h, ou na Praça Nelson Mandela, em Botafogo, às 18h, ou mesmo na Praça 15, pode conhecer o som vigoroso da banda Astro Venga. 

NIVER DAS YABÁS 

Domingo é Dia das Mães e também aniversário da Feira das Yabás, que completa oito anos. Para a dupla comemoração, a roda de samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz vai receber Marquinhos Diniz e Fred Camacho, a partir das 13h, na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz. No cardápio, muita comida de raiz africana, como Tripa Lombeira, Feijoada e Vaca Atolada. 

SAMBA DILÁ

A voz dela é poderosa. Marcelle Motta dá o tom no Samba Dilá, que faz roda com clássicos e músicas autorais amanhã, no Trapiche Gamboa. O nome do grupo faz referência à geração de talentos do samba que vem do outro lado da Baía de Guanabara, lá das bandas de Niterói, incrementando a nova safra no circuito Lapa-Centro-Gamboa. A roda é comandada pelo cantor, compositor e percussionista Mingo Silva.

SUCESSO O PROJETO PASSAPORTE

Museus Cariocas, que dá acesso gratuito a 40 museus, em determinados dias da semana, e descontos nos ingressos. A tiragem inicial foi de 50 mil e esgotou rapidamente. O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) deve oferecer novos passaportes em breve.

CONFETES 

* Amanhã tem Black Bom na Pedra do Sal, evento que atrai mais de duas mil pessoas todo segundo sábado do mês. A Banda Consciência Tranquila, que disputa vaga domingo no programa Superstar, vai mandar ver com muita black music de 17h às 24h. À tarde, tem a Feira de Afro-empreendedorismo, com moda, gastronomia e amarrações.

* Nesta sexta-feira à noite tem salsa em Ipanema com o notável DJ Ara, que arrasa nas pistas londrinas e da Colômbia. Quem quiser aprender os passos para se entregar à delícia e sensualidade do ritmo caribenho, poderá fazer aulas gratuitas com o professor Julio Cesar, de 20h30 às 21h30, antes de o bale começar. Na Estação da Dança, na Rua Teixeira de Melo.

* Todo domingo é dia de roda de samba no Cacique de Ramos. Mas tem um motivo a mais para quem quiser se entregar ao samba no bloco que formou tantos bambas, com o Dia das Mães. A entrada é franca e o Cacique fica na Rua Uranos, 1326, em Olaria.

* Feijoada com Arte na Casa Vermelha em Santa Teresa, sábado e domingo, de 10h às 18h, numa mistura de gastronomia, música e artes plásticas. A entrada é gratuita e haverá muitas opções para quem quiser presentear sua mãe.

Rita Fernandes

Você pode gostar