Pelas Ruas: Exagerado

Evento no Circo Voador desperta a memória de geração com músicas de Asdrúbal, Paralamas, Barão Vermelho, Blitz etc

Por O Dia

Rio - O ‘Circo Voador – Exagerado 30 anos’, que acontece de hoje a domingo no Arpoador, despertou a memória de toda uma geração, inclusive desta colunista. De lá saiu muita gente boa do teatro e da música, a vanguarda do rock nacional na década de 1980: Asdrúbal, Paralamas, Barão Vermelho, Blitz, Cazuza – o homenageado da noite de hoje e do projeto. Mas como a ‘tenda azul’ só tem capacidade para mil pessoas e, claro, tem muito mais gente querendo ir, a produção vai colocar um grande telão e cadeiras do lado de fora, além de atividades com recreadores. E quem quiser pode levar sua canga, cadeirinha de praia e se jogar nessa aventura tão carioca.

O passo

O espetáculo ‘O Passo Através do Bloco – Uma Visita Guiada’, do grupo Bloco d'O Passo, criado por Lucas Ciavatta a partir do método de educação musical de mesmo nome, circula pelas lonas e arenas culturais da cidade ao longo deste mês. Serão sete apresentações gratuitas até o dia 25. No repertório, ritmos e canções que passeiam pela diversidade cultural brasileira e também criações autorais. As próximas apresentações serão na Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, dia 16, e na Lona Cultural Municipal Herbert Vianna, na Maré, dia 17.

Grupo fará sete apresentações gratuitas até o dia 25Gabi Carrera / Divulgação

Para comemorar

“Vai passar nessa avenida um samba popular”... e com ele lá vão as meninas do bloco Mulheres de Chico, que comemoram o aniversário de seu ‘muso’, Chico Buarque, com festa no Teatro Rival Petrobras no dia 18, a partir das 19h30. Esse ano tem ainda um motivo muito especial para a comemoração: o bloco das garotas completa dez anos. “Ai, que vida boa, olerê! Ai, que vida boa, olará! O estandarte do sanatório geral vai passar”...E vamos lá!

Bloco comemora aniversário do 'muso' Chico BuarqueBruna Girão / Divulgação

Encontrarte

Lá vem a 14ª edição do Encontro de Artes Cênicas da Baixada Fluminense, o EncontrArte, um dos maiores festivais de teatro do Estado do Rio. Já passaram por lá mais de 200 apresentações, entre espetáculos e performances artísticas, além de oficinas, envolvendo um público de mais de 150 mil pessoas. Tudo com ingressos gratuitos. Participam espetáculos nacionais e internacionais em diferentes categorias. As inscrições terminam amanhã.

Céu de namorados

Para quem quiser um programa a céu aberto, sob a luz das estrelas, nesse Dia dos Namorados, um espetáculo pirotécnico vai iluminar logo mais o céu da Barra da Tijuca. A queima de fogos será às 21h em dois pontos do bairro: no Hotel Windsor Barra, em frente ao Posto 4, e em frente ao hotel Hilton Barra Rio de Janeiro, na Avenida Abelardo Bueno. A ação é parte do evento-teste para o espetáculo pirotécnico programado para o próximo Réveillon na região.

CONFETES

Amanhã tem baile Black Bom na Pedra do Sal, com a banda Consciência Tranquila, finalista do Superstar, e a poderosa presença de Sami Brasil, Antônio Consciência, Alan Camargo e Carrão. Pura black music, muito R&B, soul, hip hop e rap, de graça. Charmeiros, vamos lá!

O Parque das Ruínas, em Santa Teresa, apresenta o projeto ‘Circo no Parque’ com uma atração diferente a cada sábado, sempre às 17h, até o dia 27. Amanhã tem Circo no Ato, com o ‘Cabaré Garupas’; no dia 20, Las Martas com o ‘Cabaré das Martas’; e no dia 27, Irmãos Brothers Band com ‘Clube dos Palhaços’ e ‘Eureka!’, espetáculo de todas as edições, às 18h.

O Samba do Castelo, sempre no segundo sábado do mês, está de volta. O programa é dos melhores, ao ar livre, com bebidinhas e roda de samba comandada por Makley Matos . Sem apoio institucional, as mesas são alugadas pela bagatela de R$ 15. Reservas pelo 2424-1365.

Rebarbas, aquela roda de samba pra lá de movimentada no Cardosão todo último sábado, faz amanhã uma roda nova. É o Rebarbas na Enseada, no Mourisco, em Botafogo. A vista da Baía de Guanabara é de tirar o fôlego e o samba, de primeira. No bar, Denis Knauth Phone, com cervejas, caipirinhas e caipivodkas.


Últimas de Rio De Janeiro