Ciclovia que ligará a Zona Sul ao Recreio terá 36 quilômetros

Previsão de inauguração é no primeiro semestre de 2016, antes das Olimpíadas

Por O Dia

Rio - Autor de uma das músicas que tem a cara do Rio, o cantor e compositor Tim Maia, morto há 17 anos, vai ‘batizar’ a ciclovia que ligará o Leme ao Pontal. Serão 36 quilômetros de pista exclusiva para ciclistas, ligando os bairros da Zona Sul ao Recreio dos Bandeirantes. A previsão de inauguração é no primeiro semestre de 2016, antes das Olimpíadas.

“A ciclovia vai se chamar Tim Maia porque, literalmente, é do Leme ao Pontal. No primeiro semestre do ano que vem, a gente está com esta obra inaugurada”, disse o prefeito Eduardo Paes, ao participar, na manhã de ontem, da última detonação do Túnel de São Conrado, concluindo a abertura total da nova travessia. Ao revelar a homenagem ao 'síndico do Brasil', apelido de Tim Maia, Paes informou que a Secretaria de Transportes está estudando criar uma faixa preferencial para ônibus no Joá.

A obra faz parte do projeto de ampliação do Elevado do Joá, que ligará São Conrado a Barra da Tijuca, e que contará ainda com a criação do novo Túnel do Joá, que também está sendo escavado paralelo ao existente. “Vai melhorar muito o fluxo de veículos entre a Zona Sul e a Barra. É uma obra Olímpica, mas que, de verdade, não é só para aqueles 15 dias de Olimpíada”, completou, após fazer a última detonação e atravessar os escombros acompanhado de assessores. “Isso é mais um caminho que se abre nessa fantástica paisagem carioca”.

A perfuração do túnel de 220 metros durou quatro meses. Foram consumidas 43 toneladas de explosivos, detonados duas vezes ao dia. A partir de agora, os serviços serão concentrados no acabamento e serviços complementares.

De acordo com a prefeitura, serão instaladas 120 lâmpadas de LED, com zona de amortecimento. O revestimento da rocha será em concreto armado e as pistas, em pavimento flexível. Apesar da complexidade da construção do novo complexo do Joá, Paes garante que tudo será entre antes das Olimpíadas, em agosto de 2016.

Últimas de Rio De Janeiro