Procon autua 15 agências bancárias

Operação Tio Patinhas volta a autuar agências cometeram infrações anteriormente

Por O Dia

Rio - O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou nesta sexta-feira, uma nova ação da Operação Tio Patinhas. Os fiscais vistoriaram bancos do Centro, da Zona Norte e da Zona Sul do Rio. Desta vez, somente a agência HSBC de São Cristóvão não apresentou irregularidades. Todas as outras 15 agências fiscalizadas foram autuadas.

Nenhuma das agências autuadas na operação de hoje possuía contratos de serviços ou outros documentos em Braille, contrariando a determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) fundamentada nas Leis Federais 4169/1962 e 10048/2000, pelo Decreto Federal 6949/2009 e pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A agência do Banco do Brasil localizada na Rua São Cristóvão, 584, realizava atendimento no terceiro andar, não havia elevador e o banheiro ficava em uma área restrita ao público. No momento da vistoria, os fiscais encontraram uma consumidora idosa, recém operada, descendo as escadas com dificuldades.

O bebedouro e o banheiro da agência da Caixa localizada na Av. Nossa Senhora de Copacabana, 427, se encontram no segundo andar, inacessível para portadores de necessidades especiais e idosos pela ausência de elevadores.

Últimas de Rio De Janeiro