Pelas Ruas: Salve as fanfarras

Festival Honk! Rio vai reunir 16 fanfarras nas praças da cidade durante quatro dias

Por O Dia

Rio - Vem aí o primeiro festival de fanfarras e arte de rua, o Honk! Rio. Um dos maiores festivais de brassbands do mundo, o Honk! surgiu em Boston, nos Estados Unidos, e agora desembarca no Brasil entre os dias 6 e 9 de agosto. Sem nenhum patrocínio – por escolha dos organizadores –, será um festival produzido e organizado por músicos das várias fanfarras brasileiras, todo feito por meio de parcerias, voluntariado, site colaborativo de doações e com muita cooperação. Salve a generosidade da arte de rua!

MARATONA MUSICAL

E para delírio da moçada, o Honk! Rio vai reunir 16 fanfarras nas praças da cidade durante quatro dias. Entre elas, Sinfônica Ambulante, Damas de Ferro, Os Siderais, Orquestra Voadora (foto), Ataque Brasil, Black Clube, Ôncalo – de São Paulo, uma do Chile e duas dos Estados Unidos, a Environmental Encroachment, de Chicago, e a Mission Delirium, de São Francisco. A abertura é na sexta-feira, dia 6, na Praça XV, e será uma maratona musical com a participação de todas elas.

Abertura do festival é na sexta-feira%2C na Praça XVDivulgação

Pura adrenalina

Festival de hip hop nos fins de semana de agosto na Arena Dicró, Penha, com três espetáculos da Companhia Urbana de Dança (foto). Começa com Suíte Funk, que fala da vivência cotidiana de quem habita subúrbios e favelas da cidade. Segue com ID.Entidades, com as possibilidades de movimento surgido nas ruas das metrópoles. Fecha com Chapa Quente, pura adrenalina, num exercício de velocidade que mistura house, dance e danças urbanas.

Vozes do Brasil

Vem aí a quinta edição do Brasil Vocal no CCBB Rio. Este ano o projeto lança dois concursos: um de Arranjo Vocal e um de Novos Grupos Vocais – Coral Juvenil. As inscrições estarão abertas até setembro pelo site do CCBB. Iniciado em 2011, o projeto reúne grupos de todo o país e já contou com mais de 100 apresentações. A abertura será no dia 27, com o grupo Arranco de Varsóvia (foto). Em novembro é a vez do Barbatuques e das Chicas. Acompanhe a programação.

Pé descalço

O Trapiche Gamboa faz seu primeiro arraiá no domingo, a partir das 18h, com o grupo Forró Descalço e participações de Pedro Miranda e Paulino Dias. O grupo/evento Forró Descalço surgiu em 2010, com a proposta de experimentar o “jeito descalço e aberto” de dançar e tocar o forró. Segue a linha musical chamada de pé de serra – expressão para designar as bandas de forró de estilo mais tradicional com instrumentos característicos. Uma grande festa junina, com quadrilha, mesa de quentão e doces juninos como cortesia.

HOJE ÀS 20H25 VAI TER APITAÇO,  panelaço e estardalhaço na Praça São Salvador e por toda a cidade. Para quem quiser urrar contra usurpadores dos nossos direitos que precisam cair fora do pedaço. Não vamos deixar que nos tirem o que demorou tanto para ser conquistado.

Confetes

Tem roda de samba, partido alto e feijoada no Cacique de Ramos a partir das 13h de domingo. Bira Presidente e sua turma recebem o Razão Brasileira, formado em 1983 e primeiro grupo de samba a conquistar um Disco de Ouro fora do Brasil. A quadra fica na Rua Uranos 1326, em Olaria.

A parisiense Manu Le Prince sobe ao palco do Godofrêdo Rio hoje à noite, apresentando músicas do seu álbum ‘Bossa Jazz For Ever’, dedicado ao cantor e compositor Johnny Alf. O disco foi gravado no Rio em parceria com o saxofonista, compositor e arranjador Idriss Boudrioua, parceiro de Johnny por mais de 30 anos.

Última chance para quem quiser assistir à peça ‘Neurótica’ no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes. Flávia Reis se divide entre 11 mulheres, que colocam em lente de aumento personagens tipicamente neuróticas do nosso dia a dia. Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

‘Autorretrato’, novo show do cantor e compositor Marcos Sacramento, vai fazer uma homenagem a Orlando Silva, com sucessos eternizados na voz do 'cantor das multidões', que faria 100 anos dia 3 de outubro. Canções como ‘Súplica’ serão relembradas. A preço popular, no Oi Futuro Ipanema, terça-feira.

Últimas de Rio De Janeiro