Pelas Ruas: Passeio aos bairros

O Ágoras Cariocas, projeto do Norte Comum, chega no dia 22 à Praça do 362, em Honório Gurgel

Por felipe.martins , felipe.martins

Rio -  O Ágoras Cariocas, projeto do Norte Comum que conta a história dos bairros, chega no dia 22 à Praça do 362, em Honório Gurgel. Para divulgar o evento, estão compartilhando nas redes sociais o filme ‘Dona Zuleika e a feijoada do Darcy’, da jornalista Ana Claudia Souza, filha da protagonista. Dona Zuleika, de 89 anos, criou nos anos 80 o Espaço Cultural Professor Darcy Ribeiro bem em frente a sua casa. Não tem portas ou paredes e fica embaixo de uma árvore, aonde conta suas histórias. Claro que ela estará presente com outros personagens do lugar. Imperdível!

Estórias de Cantar

Em tempos de funk, um musical para crianças que traz temas como ‘Ciranda da Bailarina’, de Edu Lobo e Chico Buarque, ‘Aquarela’, de Toquinho e Vinicius de Moraes, ‘Bola de Meia Bola de Gude’, de Milton Nascimento e Fernando Brant, ‘Sou uma criança não entendo nada’, de Erasmo Carlos, promete surpreender os pais e a garotada. Projeto da Banda Estralo, que aporta no Rio nesse fim de semana, com o espetáculo ‘Estórias de Cantar’, no Sesc Ginástico, às 11h. E, vejam o preço: só R$ 4 e R$ 8.

BLOCO NA RUA

Atenção, blocos de rua, foi dada a largada! Na próxima segunda-feira estarão abertas as inscrições para autorização dos desfiles de 2016. Organizadores terão que ir à Diretoria de Operações da Riotur (Praça Pio X número 119/12° andar, Centro), preencher o formulário e apresentar originais e cópias da carteira de identidade e CPF do responsável e da documentação do bloco ou banda. As autorizações preliminares começam a ser emitidas em 1° de dezembro e as definitivas, a partir de 5 de janeiro, após entrega da documentação obrigatória: ciência às autoridades de Segurança Pública e Defesa Civil.

Na próxima segunda-feira estarão abertas as inscrições para autorização dos desfiles de 2016Publius Vergilius / Divulgação

Folia Carioca

A associação de blocos Folia Carioca completa seis anos e comemora com feijoada na quadra da Escola de Samba Vizinha Faladeira, na Gamboa, no próximo sábado, dia 22, a partir de 13h. Vai ter roda de samba com Ademir Junior, participação de Biro (Pagode do Biro), Maria Menezes (Arruda Neles) e Miguinho da Portela, que também faz aniversário. E, claro, apresentação de vários blocos da Folia Carioca.

Animando a Rua Larga

Estão abertas as inscrições para as visitas guiadas do projeto ‘Animando a Rua Larga’. Serão dez saídas até o final de agosto, manhã e tarde, com grupos de 20 a 30 pessoas, conduzidas por um historiador da agência Rio de Histórias. Os passeios, gratuitos, serão feitos a pé e divididos em dois percursos: Rua Larga, que é a Marechal Floriano, e Morro da Conceição, incluindo toda a região do Porto Maravilha. Inscrições pelo telefone 2233-3690.

A PORTELA RECEBERÁ O GALOCANTÔ amanhã para homenagear os 80 anos de Candeia. Uma das atrações da tarde será a apresentação do projeto ‘Candeia em Vinil’, com toda a discografia do mestre portelense apresentada pelo professor, compositor e escritor Luiz Antônio Simas.

CONFETES

O premiado espetáculo ‘Calango deu! Os causos da Dona Zaninha’, da Cia. Caititu, escrito e interpretado por Suzana Nascimento, fará curta temporada com sessões gratuitas aos sábados, às 20h, e domingos, às 19h, a partir de amanhã, no Espaço Furnas Cultural, em Botafogo.

Carlos Caetano, Moisés Santiago e Adriano Ribeiro, crias do Cacique de Ramos, estarão neste domingo, na quadra do famoso bloco de Ramos. Começa às 13h, ao som do Grupo Voz Ativa e segue até as 23h30, com o Grupo Quinteto Cacique, que assume às 17h. Bira Presidente comanda o evento, gratuito.

Luiza Dionísio e Marcos Sacramento participam amanhã à noite da roda de samba do Trapiche Gamboa, comandada pelo Rio Trio, com Alessandro Cardozo (cavaquinho), Netinho Albuquerque (pandeiro) e Leandro Saramago (violão 7 cordas). Além do ritmo, o grupo vai passear pelo choro, forró e baião.

Todo domingo, até o fim de agosto, tem Jazz no Morro, lá no Gilda, lugar que tem um por do sol lindo e uma vista privilegiada. Fica lá no alto do Morro do Catagalo. A subida pode ser de Kombi Gilda ou mototáxi pela Rua Saint Roman, esquina com Sá Ferreira, em Copacabana, bem pertinho do Metrô.

Coluna de Rita Fernandes

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia