Área imensa da cidade amanhece fechada para o maior evento-teste dos jogos

Com o início em Copacabana e término em São Conrado, este é o quinto evento-teste realizado na cidade e o que causará o maior impacto na mobilidade urbana

Por O Dia

Rio - Para o evento-teste de Ciclismo de Estrada hoje não se transformar em uma baita dor de cabeça para o carioca no trânsito, a prefeitura montou um megaesquema, que começou a partir da meia-noite e só termina às 18h. A competição que reúne 100 atletas de 20 países e um percurso de 165 quilômetros entre Copacabana e Guaratiba vai fechar acessos às ruas, avenidas e praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, Gávea, Jardim Botânico, São Conrado, Barra, Recreio, Grumari e Guaratiba.

A largada da prova será na altura do Posto 5%2C em Copacabana%2C onde houve também o evento-teste do triatloSeverino Silva

Com o início em Copacabana e término em São Conrado, este é o quinto evento-teste realizado na cidade e o que causará o maior impacto na mobilidade urbana. Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, esta será a primeira grande prova após a cerimônia de abertura e disputada em dois dias seguidos (competição masculina e feminina). É preciso ficar atento às linhas de ônibus que passam pelo trajeto da competição. A operação conta com de 580 agentes de trânsito, entre guardas municipais e controladores da CET-Rio. Desde quinta-feira, o estacionamento de veículos está proibido. Serão utilizados 31 painéis de mensagens variáveis, que passarão orientações aos motoristas.

Fechadas à meia-noite, a orla da Avenida Atlântica, em Copacabana, entre as ruas Souza Lima e Francisco Otaviano, reabrirá às 18h. Já as pistas junto à orla das avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira, em Ipanema e no Leblon, serão bloqueadas às 7h da manhã, e reabrem às 18h.

Os acessos às praias da Barra e do Recreio ficam fechados das 8h às 12h. Em Grumari, Prainha e Reserva os bloqueios são da meia-noite ao meio dia. É preciso ficar muito atento à Avenida Niemeyer. A via será interditadas às 7h30 e às 11h. A Estrada do Joá estará bloqueada entre 7h45 e 12h. Outro impacto será na Rua Jardim Botânico. Às 10h30, será bloqueada, no sentido Gávea, a partir da Rua Pacheco Leão. A reabertura será após a passagem do último veículo do comboio, às 13h. No horário de passagem dos ciclistas, 11h30 e 12h10, o fluxo no sentido Humaitá será interrompido, a alternativa é a Lagoa, pela Rua Mário Ribeiro.

Ônibus do metrô terão alterações

Para não ficar a pé, é preciso atenção, além das mudanças no itinerários dos ônibus. No esquema montado pelo Metrô, há alterações nas duas linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Ipanema – Gávea), das 10h15 às 13h. O horário pode ser estendido, segundo a liberação do tráfego de veículos pela CET-Rio.

Três estações não serão atendidas no sentido Botafogo – Gávea, no período de interrupção do trânsito: Baixo Gávea (Praça Santos Dumont), Marquês de São Vicente (Rua Marques de São Vicente) e PUC (Avenida Padre Leonel Franca).

No itinerário alterado, os ônibus circularão pela Lagoa em vez da Gávea, passando por novo trecho que compreende a Rua General Garzon, Avenida Borges de Medeiros, Rua Gilberto Cardoso, Rua Min. Raul Machado, Rua Mario Ribeiro, Avenida Borges de Medeiros, Rua Saturnino de Brito, onde terão os novos pontos de parada. O encerramento da operação será às 23h. No jogo Fluminense e Figueirense, às 16h, no Maracanã, a concessionária atenderá com composições extras.

Últimas de Rio De Janeiro