Pão de Açúcar acaba com as caronas no bondinho da Urca

Empresa já cobra a descida a visitantes que sobem a trilha a pé

Por O Dia

Rio - Apreciar o pôr do sol do Morro da Urca ficou mais caro para quem aproveitava a carona do bondinho na descida. Desde o dia 8 deste mês, o trajeto até a Praia Vermelha a partir das 16h só será gratuito durante a semana. Aos sábados, domingos e feriados, quem subir o morro por meio de trilhas e desejar voltar pelo teleférico terá de comprar o ingresso. Os bilhetes custam R$ 20 e contam com a opção de meia entrada para estudantes, menores de 21 anos e idosos.

Placas de sinalização foram instaladas na subida da trilha e na entrada do bondinho para alertar turistas e cariocas sobre a nova medida. Frequentadora da Pista Cláudio Coutinho, a assistente social Guida Amaral, de 64 anos, reprovou a medida. “Absurdo. É uma pena que a descida tenha que ser paga também. Era uma excelente carona. Se o bondinho vai descer vazio, o que custa ajudar quem subiu à pé?”, afirmou. O consultor de imóveis Hélio Rodrigues, de 60 anos, levou dois sobrinhos para o ponto turístico, e não se incomodou com a mudança. “Eu sempre subo e desço à pé. De noite só é problema para quem não conhece ”, declarou. A partir das 18h, no entanto, o portão para descer a trilha é fechado e o bondinho é a única opção.

Quem subia a trilha a pé podia descer sem pagar ingresso no fim do diaMaíra Coelho / Agência O Dia

De acordo com a Companhia Caminho Aéreo do Pão de Açúcar, a medida foi tomada devido ao grande aumento da demanda pelo serviço gratuito, gerando filas que prejudicavam quem pagava a subida. Para o montanhista Cristiano Silveira, de 35, a nova cobrança atrapalha grupos de turismo. “Quem estiver com grupos maiores deve se certificar de que há pessoas com experiência.” Segundo a concessionária, filiados à Federação de Montanhismo do Estado do Rio continuarão com o benefício.

Reportagem: Clara Vieira

Últimas de Rio De Janeiro