Estado analisa rota de barca para São Gonçalo

Projeto poderá também atender Caxias

Por O Dia

Rio - Depois que nota técnica da Firjan, divulgada pelo DIA, recomendou a implantação de 11 novas linhas de barcas na Baía de Guanabara, o governo do estado e a Secretaria de Portos da Presidência solicitaram um estudo para analisar a possibilidade de criação de rotas entre a Praça 15 e os municípios de São Gonçalo e Duque de Caxias.

Estudo da Firjan indicou a implantação de 11 novas linhas de barcasBruno de Lima / Agência O Dia

Segundo o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias vai fazer um estudo de navegabilidade para detectar os caminhos mais viáveis para as linhas, os locais onde poderiam ser construídas as estações e as regiões da Baía que precisariam ser desassoreadas. O documento deve ficar pronto em aproximadamente 90 dias. Caso seja constatada viabilidade técnica para as novas rotas, os governos estadual e federal pretendem fazer as dragagens necessárias em parceria.

O segundo passo é verificar se a CCR Barcas tem interesse na operação comercial. Caso não tenha, seria lançada licitação. Osorio afirma que outras ligações sugeridas pela Firjan não são viáveis. A CCR não respondeu se tem interesse nas linhas.

Últimas de Rio De Janeiro