Avião derrapa no Santos Dumont e provoca pânico

Acidente com aeronave da Gol fechou aeroporto e voos foram transferidos para o Galeão. Passageiros gritaram e alguns passaram mal

Por O Dia

Rio  - Um avião da Gol Linhas Aéreas que decolava do Rio para Belo Horizonte (MG) derrapou e ficou com a roda presa no gramado da pista do Santos Dumont. Por pouco, não caiu na Baía de Guanabara. O acidente ocorreu por volta das 19h e apesar do susto, ninguém ficou ferido. O aeroporto fechou para pouso e decolagem e todos 11 voos que sairiam do Santos Dumont foram transferidos para o Galeão.

Em nota, a Gol informou que o avião precisou mudar de pista, obedecendo uma orientação da torre de controle, por causa da mudança na direção do vento. Mas, ao fazer a manobra, derrapou.Pouco antes das 21h, a aeronave foi retirada do local.

Aeronave que seguia para Belo Horizonte derrapou na decolagem e rodas ficaram presas no gramadoFoto de leitor

O acidente provocou desespero nos passageiros. Cristina Barcelar, de 58 anos, moradora de Belo Horizonte, conta que passou mal, sentiu forte dor de estômago e vomitou. “Estava sentada na janela em cima da asa. Na hora do acidente, todo mundo gritou”, contou a aposentada. “Era para eu estar em casa antes das 20h e ainda estou aqui no aeroporto e sem saber que horas retorno”, disse Cristina.

A dona de casa Raquel Maia, de 52 anos, também ficou apavorada com o acidente e indignada com o atendimento aos passageiros. “Por pouco não tomamos banho na Baía de Guanabara”, contou. “As filas estão enormes. Ninguém nos diz nada. Não sei se vão nos mandar para um hotel”, reclamou Raquel.

Para piorar, os passageiros ainda foram obrigados a ficar até tarde da noite no Santos Dumont, enfrentado filas e calor. O ar condicionado do aeroporto não estava funcionando. Em nota a Gol informou que prestou auxílio a todos os passageiros. Além da transferência para o Galeão, o acidente provocou o cancelamento de outros 20 voos.

Memória : Há cinco anos, avião que levaria Xuxa para o Recife caiu na Baía

Em agosto de 2010, um avião da Ocean Air que levaria a apresentadora Xuxa para o Recife (PE) caiu na Baía de Guanabara após sofrer pane durante um pouso forçado no Aeroporto Santos Dumont. Logo depois da queda, o piloto, o copiloto e o despachante de voo que estava a bordo foram resgatados sem ferimentos por tripulantes de embarcação de uma empresa de táxi marítimo e bombeiros.

Em 2010%2C avião que levaria Xuxa para o Recife caiu na Baía de Guanabara Agência O Dia

Segundo o piloto, houve uma pane hidráulica. A aeronave Learjet 55, prefixo PT-LXO, decolou do Santos Dumont por volta das 9h do dia 12 rumo ao Aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador, onde Xuxa embarcaria, às 11h. Antes de completar mil pés de altura (300 metros), o piloto percebeu uma pane no painel, que deixou de informar altura e velocidade da aeronave, e resolveu voltar ao Santos Dumont.

Após contato com a torre de controle pelo transponder - equipamento de comunicação acionado em situações de emergência -, a tripulação conseguiu instruções para pouso. A aeronave percorreu toda a pista do Santos Dumont e, ao frear, deu um cavalo de pau e caiu no mar. Parte da fuselagem ficou submersa, a três metros da cabeceira da pista.

Últimas de Rio De Janeiro