Pelas Ruas: Juventude e Cultura

Começa hoje o NOW – Seminário Internacional de Cultura e Juventude –, que vai reunir jovens de periferias de diversos países

Por O Dia

Rio - Começa hoje o NOW – Seminário Internacional de Cultura e Juventude –, que vai reunir jovens de periferias de diversos países. O objetivo do encontro, realizado pela Agência de Redes para Juventude, é reforçar a internacionalização da cultura carioca e estimular as futuras gerações a pensar em projetos em prol de seus territórios. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 2224-5102. Hoje é na Lapa, amanhã na Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, e domingo no Espaço Central.

Paratletas em foco

Eles foram premiados nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015 e clicados por alguns dos mais conhecidos fotógrafos cariocas. Agora, aportam em duas exposições que ocupam as ruas da cidade e encantam o nosso olhar. ‘Esporte em cena’ chega ao Parque de Madureira, com 76 imagens dos atletas brasileiros. A mostra permanece nas instalações do parque até 23 de outubro, com entrada franca, e fotos de Daniel Zappe, Fernando Maia, Jonne Roriz, Leandra Benjamin, Marcelo Régua, Marcio Rodrigues e Washington Alves.


Paratletas em foco 2

A outra exposição, com mais de 30 fotos, é a ‘Super Atletas’, com abertura marcada para a próxima segunda-feira, na estação de metrô do Maracanã, e que segue para as estações da Carioca e de Ipanema, onde permanecerá até o fim de novembro. No dia do lançamento, a partir das 10 horas, tem o bate-papo ‘Superação, Inspiração e Arte’, comandado pela repórter Joanna de Assis, com os paratletas Daniel Dias e Bruno Landgraf.

Exposição ‘Super Atletas’ tem abertura marcada para a próxima segunda-feiraDivulgação

Boa companhia

O bloco Escravos da Mauá faz sua roda de samba a céu aberto hoje à noite, no Largo de São Francisco da Prainha, com seus clássicos e muita música boa na voz poderosa da cantora Claudia Baldarelli, e que dá canja no Bloco de Segunda, no Simpatia É Quase Amor, no Suvaco... É um ‘programaço’, como sempre! E, como eles cantam por lá, boa companhia faz o dia clarear.

Para comemorar

É amanhã a festa de encerramento da 14ª edição do EncontrArte – Encontro de Teatro da Baixada Fluminense, com performances, exibição dos vídeos dessa edição e show com a banda Devir, que vai animar o público com seu estilo que mistura black music, reggae, soul, blues, jazz. De graça, começa às 19h, no Vintage Hall, em Nova Iguaçu. O festival teve um público de 11 mil espectadores em 14 grandes espetáculos, totalmente gratuitos.

Comida de Favelas, o primeiro festival gastronômico do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, vai até o dia 17, todo fim de semana, das 12h às 17h. Dezesseis estabelecimentos foram selecionados em seis comunidades da região. Moradores que não são comerciantes também participam.

CONFETES

‘Amargo Fruto – A vida de Billie Holiday’, um musical de Jaú Sant’Angelo e Ticiana Studart, com Lilian Valeska, Milton Filho, Vilma Melo e mais quatro músicos que tocam ao vivo, faz três apresentações gratuitas amanhã, às 20h, e domingo, às 19h, na Arena Carioca Fernando Torres, no Parque Madureira.

Amanhã, a Rock-me!, festa de rock badalada no cenário carioca, será na Hideaway, em Laranjeiras, a partir das 23h. Participação especial da Banda Grecco, além do residente DJ Lelê e do convidado DJ Wilson Power. As músicas serão espelhadas pelas fantásticas projeções do VJ Vaz.

Tem Outubro Rosa no Botequim do Samba da próxima segunda-feira. A Amebras está engajada na Campanha Nacional Contra o Câncer de Mama e promove no dia 5, antes da roda, um encontro de mulheres na Cidade do Samba, a partir das 19h. Todas de rosa para levantar a bandeira da causa.

Amanhã, a Feira Rio Antigo recebe show das consagradas Vozes do Rádio – Adelaide Chiozzo, Ellen de Lima, Eymar Fonseca e Marília Bevilacqua – acompanhadas pelo maestro Agostinho Silva. Um tributo aos 10 anos de morte de Emilinha Borba. Às 16h, na esquina da Rua do Lavradio com Senado.

A primeira edição da La Feira Planetária Rio + 3 acontece neste fim de semana, em Teresópolis, reunindo os melhores chefs e food trucks do Rio e da cidade. No Teresópolis Golf Club, das 12h às 21h. De graça.

Coluna de Rita Fernandes

Últimas de Rio De Janeiro