PM pode transferir detentos de Unidade Prisional para Niterói nesta sexta-feira

Justiça determinou que corporação envie diariamente, a partir de hoje, 30 presos para a Penitenciária Vieira Ferreira Neto

Por O Dia

Rio - A Polícia Militar terá que transferir diariamente, a partir desta sexta-feira, 30 detentos da Unidade Prisional (antigo BEP), em Benfica, para a Penitenciária Vieira Ferreira Neto, em Niterói, na Região Metropolitana. A determinação é do presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho. Contudo, tudo indica que a corporação faça a transferência dos 236 presos que estão no local ainda hoje, já que, no início da tarde, um grande efetivo foi deslocado para a unidade. Cerca de cinco ônibus e várias viaturas dos batalhões de Choque e de Operações especiais foram enviadas para o local.

LEIA MAIS:

Transferência de presos do BEP para Niterói acontecerá a partir desta sexta

Unidade Prisional da PM deve ser fechada, determina a Justiça

O presidente do judiciário tomou esta decisão um dia após a juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza, da Vara de Execuções Penais (VEP), ser agredida durante uma inspeção no antigo Batalhão Especial Prisional. Nesta manhã, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho se reuniu, na sede do TJ, com o juiz titular da Vara de Execuções Penais (VEP), Eduardo Oberg, a juíza auxiliar da presidência, Maria Teresa Libonatti, o presidente da Comissão de Segurança Institucional, desembargador José Carlos Maldonado, e o secretário estadual de Administração Penitenciária, Erir Ribeiro Costa Filho.

No encontro, ainda ficou decidido que os quatro detentos que foram reconhecidos como agressores pela juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza serão encaminhados para presídio de Bangu 1, no Complexo de Gericinó, Zona Oeste da cidade, onde irão cumprir regime diferenciado disciplinar. Após se renuir com a cúpula do judiciário, o secretário de Administração Penitenciária seguiu para o quartel-general da PM. A administração da Unidade Prisional a partir de agora ficará à cargo da sua pasta, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.

Últimas de Rio De Janeiro