Rio - O Reservatório da Cedae Victor Konder, que abastece Campo Grande, na Zona Oeste, está sem iluminação desde o início do mês. Segundo testemunhas, 540 metros de fios 10 mm foram furtados da sede da distribuidora e até agora não foram repostos.
A assessoria de imprensa da empresa foi contatada nesta quarta-feira e informou estar verificando o assunto. De acordo com a concessionária, a solução para o problema já estaria sendo providenciadas, já que a escuridão deixa os funcionários vulneráveis a assaltos e a ameaças de usuários de crack da região. O fornecimento de água não foi afetado.
“O mais absurdo é que esse tipo de furto ocorre com freqüência, sendo que o reservatório fica próximo ao Regimento de Polícia Montada (RPMont) da Polícia Militar”, criticou uma testemunha.
O Victor Konder é um dos maiores reservatórios da Cedae, com 16 milhões de litros de água potável. A obra foi concluída em 1928 e a inauguração ocorreu no ano de 1929, durante o governo de Washington Luis.
Foi construído para reforçar a distribuição de água e sanar os problemas de abastecimento, ocorridos naquela época, especialmente nos bairros de Bangu, Campo Grande e Santa Cruz . Em 1969 teve seu funcionamento interrompido, permanecendo desativado por 30 anos. Em 1999 foi reformado e reinaugurado, sob administração da Cedae.
Em nota, a Cedae informou que houve ato de vandalismo que consistiu no furto de material luminoso. Porém, o reservatório não está sem luz, apenas a iluminação da parte externa foi furtada. A compra do material está sendo providenciada e, assim que disponível, será novamente instalado.