Pela Rua: Chama ela!

Com elenco primoroso e produção dez, o único pecado do espetáculo é não ter dado voz a Clara Nunes

Por O Dia

É uma deliciosa viagem no tempo. Sambra canta a história dos 100 anos do samba no Brasil, com a pergunta que permeia toda a narrativa: “Mas de onde vem o samba?”. Com elenco primoroso, produção dez e aquela vontade de que não acabe mais, o único pecado do espetáculo é não ter dado voz a Clara Nunes, a sambista que mais cantou a Portela e que sempre reverenciou, com sua voz linda, as religiões afro-brasileiras. Eu esperei, ela não veio. Ainda dá tempo, quem sabe? Sambra fica em cartaz até 6 de dezembro no Joao Caetano.

Quem quer bacalhau?

Está aberta a temporada dos blocos! “Tem bacalhau no samba” é o enredo pra lá de sugestivo do bloco Põe na Quentinha, homenagem à gastronomia dos nossos colonizadores, tão apreciada por aqui. O lançamento é amanhã, no Cine Botequim, no Centro, com roda de samba com Makley Mattos e a Banda da Cozinha. Participação especial de Tia Surica da Portela, dos compositores Beto Fininho e Pedrinho da Muda, e a presença do bloco Mulheres de Zeca. Encerra com aquela delícia de DJ, o Magoo (Bailão do Castelo).

Enredo do bloco Põe na Quentinha homenageia a gastronomia dos nossos colonizadoresBerg Silva / Divulgação

Arte, skate e música

Uma mistura de artes visuais, artes sonoras e skate arte. Vem aí, amanhã e domingo, mais uma edição do Arte Core, o festival que junta arte de rua, skate e música. Nos jardins do MAM, os artistas da arte urbana contemporânea Ananda Nahu, Bruno Big, DMS, Gais Ama, João Lelo, Leo Uzai, Marcelo Ment, Rodrigo Branco, Ronaldo Land, Talita Hoffmann e Fernando Chamarelli pintarão telas gigantes de 1,90 m x 4,50 m. Kovok Crew e TARM atacam com painéis maiores, e Vagner Donasc e Felipe Morozine farão uma instalação.

nos jardins do MAM%2C os artistas da arte urbana contemporânea pintarão telas gigantes de 1%2C90 m x 4%2C50 mHenrique Madeira / Divulgação

Samba na escola

Ainda na onda dos blocos, hoje a noite tem o samba delicioso dos Escravos da Mauá, roda comandada por Eliane Costa e Claudia Baldarelli – que faz a gente chorar quando canta Mestre Sala dos Mares, o hino ao Almirante Negro. Dessa vez a roda sobe o Morro da Conceição e aporta na Escola Padre Dr. Francisco da Motta, que receberá a renda do bar. Os organizadores pedem também 1 kg de alimento não perecível para ajudar na merenda da criançada. Vamos lá!

Muito antes do vintém

Dá para imaginar o Rio no tempo em que a Praia de Botafogo era apenas uma enseada e não havia nem um edifício, uma casinha sequer? Pois um vídeo em 3D reconstitui o Rio de Janeiro no ano de sua fundação, 1565, e mostra a cidade como ela era quando os portugueses chegaram por aqui. “Rio de Janeiro 450, a fundação da cidade e seus marcos históricos” está em exposição no Museu Histórico Nacional. É programa para toda a família.

Confetes

O nome do show diz a que veio. Marceu Vieira, jornalista, cronista e autor de músicas que foram gravadas por gente muito fera, como Nilze Carvalho, Ana Costa e Mariana Baltar, vai interpretar suas próprias canções no show “Parcerias”, dia 29, às 21h, na Casa da Gávea.

Domingo tem mais uma etapa do “Desafio do Passinho Jardim Guadalupe”. O evento é gratuito e está classificando competidores para a grande final, em 15 de novembro. Quem chegar lá, além de ver um grande espetáculo, pode dançar e se divertir. Mas é bom treinar muito porque os competidores são verdadeiras feras no gênero.

Para incentivar empreendedores cariocas em tempos de crise, o Inspire Soul Local vai apresentar talentos dos segmentos de casamento, casa e decoração, gastronomia, design, arte e música. Mais de 50 expositores estarão no dia 12 de novembro, na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, no Flamengo.

A edição de novembro do Botequim da Cidade do Samba vai reunir Jorge Aragão, Marquinhos Sathan, Zé Katimba, Sombrinha e Grupo Revelação. Esse encontro de bambas será no dia 6, a partir de 18h, na Cidade do Samba, organizado pela AMI7 Promoções. Preço popular de R$ 10,00.

??Por Rita Fernandes

Últimas de Rio De Janeiro