Chefe de Polícia vai criar DH em Macaé

A ampliação do projeto depende da nomeação de mais policiais

Por O Dia

Rio - O chefe de Polícia Civil, Fernando Veloso, planeja implantar a quarta Delegacia de Homicídios do estado. A DH/Norte será construída em Macaé. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, quando Veloso confirmou que as mortes ocorridas em resistência à ação da polícia em algumas áreas do Rio, Baixada e Niterói, passarão a ser investigadas pelas três delegacias de homicídios existentes no estado. A notícia foi divulgada com exclusividade na coluna ‘Informe do DIA’.

A ampliação do projeto depende da nomeação de mais policiais: em 13 de novembro chegam 150 oficiais de cartório. Segundo Veloso, o projeto não foi motivado pelo caso da Providência, onde, há um mês, PMs de UPP forjaram um auto de resistência na morte de um jovem.

“A polícia vai dar uma resposta melhor a esses casos. Dos 150 oficiais, um terço vai para este projeto, ou seja, 100 agentes. Isso vai inibir os maus policiais a tentarem forjar autos de resistência. A DH/Norte ainda está em fase de estudos”, afirmou o chefe da Polícia Civil.

Na primeira fase foram incluídas regiões onde, no mês passado, ocorreram sete dos 58 autos de resistência registrados (12% do total). Foram selecionadas as Áreas de Segurança Pública do Centro, Grande Tijuca, Jacarepaguá, Leblon/Rocinha, São João de Meriti, Magé e Niterói/Maricá. 

Últimas de Rio De Janeiro