Temporada de cruzeiros será mais vip no Rio

Com nova Praça Mauá, comerciantes esperam aumento do número de visitantes e incrementam suas lojas

Por O Dia

Rio - A nova Praça Mauá vai bombar a temporada de cruzeiros, que começa em novembro. A estimativa é de que haja aumento de 15% do público na região do Porto e do Píer Mauá em comparação à jornada anterior, que recebeu 490 mil visitantes. O recorde de atrações também será destaque e o Píer terá 11 navios atracados no domingo de Carnaval, em 7 de fevereiro.

A temporada terá início em 15 de novembro e a previsão é que se estenda até 29 de abril de 2016, com muitas novidades para turistas e visitantes. Segundo comerciantes da Praça Mauá e vizinhos, desde a revitalização o público cresceu cerca de 30% na região. A previsão é que, com a chegada dos navios, o comércio seja mais movimentado.

Ano passado a economia do município foi impulsionada pelos navios e a grande movimentação que eles proporcionaram: cerca de 174 milhões de dólares (quase R$ 680 milhões). Nesta temporada, as previsões apontam para uma movimentação de 565 mil pessoas e uma injeção de 169 milhões de dólares na economia carioca.

Eduarda e Hugo%2C sócios do Espetto Carioca%2C festejam temporada e passaram a abrir nos fins de semanaErnesto Carriço / Agência O Dia

Eduarda Mafra, 27 anos, sócia de um bar na Praça Mauá, comemora a melhora do movimento. “Com a chegada dos navios e a finalização das obras, o público vai ser variado. Vai ter trabalhadores e turistas”, disse, que agora abre o bar até nos finais de semana.

Rigo Duarte, dono de bar na Rua Sacadura Cabral, disse que a melhora na região do porto é visível. “A gente espera acolher todo mundo que vai chegar. Estamos super empolgados. Acreditamos em até 100% de retorno”, afirmou, esperançoso. Segundo a agência de turismo CVC, a venda de pacotes de cruzeiros cresceu este ano, com promoções que congelaram o câmbio e deixaram as viagens até 30% mais baratas.

Vagas para navegar

Para quem tem férias curtas ou prefere as viagens pequenas há vagas em cruzeiros. Quatro navios da MSC estão vindo para o país, um a mais que em 2014/2015, e outro para a Argentina. A oferta de cabines aumentará 17%. Os transatlânticos que navegarão pelo Brasil a partir de novembro terão itinerários pelo Nordeste, Sudeste e Sul, até os países vizinhos Argentina e Uruguai.

O navio MSC Armonia fará roteiros de três a quatro noites pelas paradisíacas ilhas e praias tropicais do litoral do Rio e de São Paulo, uma opção para a realização de eventos corporativos e ações de incentivo. Já o MSC Lirica retornará ao Porto do Rio para cruzeiros para o Nordeste e América do Sul, além de minicruzeiros. O MSC Magnifica, navio que fez sucesso em 2013/2014 no Brasil e 2014/2015 na Argentina, retornará ao continente para viagens para Uruguai e à Argentina, saindo de Santos.

Reportagem da estagiária Carolina Moura

Últimas de Rio De Janeiro