Aplicativos viram febre entre cariocas que usam a web para tarefas do dia a dia

Serviços online ajudam pessoas a fugir do trânsito, buscar feiras, lavar roupas, agendar consultas, pedir comida, entre outras coisas

Por O Dia

Rio - Resolver a vida num simples toque, como num passe de mágica. Eles não são uma varinha de condão, mas realizam os desejos mais variados no dia a dia. Através de aplicativos ou pelos sites de empresas, cariocas estão recorrendo a dezenas de serviços online cada mais indispensáveis. Pelo telefone ou computador, é possível agendar consultas, reservar ingressos, pedir comida e medicamentos, lavar e passar roupas, saber onde tem feira e até comprar pão. 

Felipe (à esq.) e Rafael criaram a primeira lavanderia online do país. Solteiros%2C estrangeiros e famílias sem doméstica são os principais clientesDivulgação

A empresária Carolina Maia Alvarenga, 30 anos, viu a clientela aumentar na sua clínica FisioFit depois que decidiu trocar a agenda em papel pela eletrônica, com a ajuda do ‘Trinks’. “Antes era muita desorganizada. Agora não perco mais clientes. Eles até preferem marcar pelo whatsapp”, diz a fisioterapeuta que também faz feira pela internet. “Resolvo a vida de qualquer lugar. Até pão já entregaram na minha casa”, diverte-se.

Como ela, os sócios Rafael Pittigliani, Felipe Kimelblat e Conrado Mansur viram na expansão da internet um novo nicho de mercado. Criaram a lavanderia Express, a primeira online do país, que já tem 4 mil clientes no Rio. “Vendemos praticidade. A pessoa entra no site, faz o pedido, paga com cartão e deixa a roupa na portaria. Não precisa ficar esperando em casa ou deixar dinheiro com o porteiro”, diz Conrado.

Segundo ele, o serviço é muito solicitado por estrangeiros, famílias sem empregada e solteiros como o administrador hospitalar Daniel Cabral, de 33 anos. “Essa rotina de lavar, estender, passar, dobrar e guardar pra mim é inviável”, diz ele, que usa apps para gerenciar tarefas diárias.

CONFIRA 10 APPS PARA FACILITAR A SUA VIDA

FEIRA LIVRE
O aplicativo criado pela prefeitura do Rio localiza as feiras livres que acontecem pela cidade, informando dias e horários. Para baixar basta se cadastrar no site carioca.rio.rj.gov.br

MENSAGENS
Um dos apps mais utilizados por quem deseja trocar mensagens. Através dele, é possível pedir remédios na farmácia, comprar pão na padaria, encomendar produtos, marcar consultas médicas ou em clínicas de estética, agendar horários em salão de beleza. Dá para enviar textos, áudio e fotos para grupos.

SHOWS E CINEMA
O appp pode ser baixado de forma gratuita e permite que os usuários comprem ingressos de cinema e outros eventos culturais de maneira segura.

TRÂNSITO
O app Easy Taxi busca o taxista mais próximo, por meio de sinais de satélite do celular, reduzindo o tempo de espera por um carro disponível. Basta acessar o programa e informar sua localização.É possível acompanhar o trajeto do seu táxi em tempo real até ele chegar até você.

Ativando o GPS de seu aparelho, o app Waze mostra em tempo real como está o trânsito na cidade, indicando as rotas mais rápidas para fugir dos engarrafametnos. Ainda alerta sobre locais com acidentes e radares próximos.

SERVIÇOS DOMÉSTICOS
O usuário pode solicitar pelo app GetNinjas orçamentos, comparar profissionais e contratar serviços para casa que vão desde reformas e reparos até moda e beleza.

ESTÉTICA
A ferramenta Trinks permite agendar online horários em salão de beleza, clínicas de estética e pilates, consultórios médicos e odontológicos. O próprio cliente pode marcar atendimento, diretamente no portal.

DIARISTAS
O app Miss Limpeza oferece diaristas. O serviço conta com 500 profissionais cadastradas no Rio e Região dos Lagos. Todas as funcionárias passam por seleção e treinamento. Os clientes avaliam o serviço.

DELIVERY
Um dos apps mais utilizados quando bate aquela fome é o Ifood. Ele localiza os restaurantes mais próximos da sua residência que aceitam pedidos.

COMPRAS
Com a ajuda do app Meu Carrinho, você pode montar a sua lista de mercado, comparar preços e compartilhar com outras pessoas.

Últimas de Rio De Janeiro