Exposição do 'Castelo Rá-Tim-Bum' no CCBB encanta pais e filhos

Exposição interativa reconstrói cenários de uma das séries mais queridas da história da TV. Evento é gratuito e vai até janeiro

Por nicolas.satriano

Entrada do Castelo Rá-Tim-Bum%3A público se esbalda na exposição interativa com cenários da sérieMárcio Mercante / Agência O Dia

Rio - Finados ou Dia das Crianças? O feriado de ontem foi marcado pela presença dos pequenos na fila do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). E o tumulto tinha endereço certo: a mostra “Castelo Rá-Tim-Bum - A Exposição”.

Depois de estrear com o recorde de público - cerca de 13mil pessoas em sua abertura -, no dia 12 de outubro, a exposição segue fazendo sucesso, com uma fila que dá a volta no quarteirão.

Para as irmãs Janine, 33, e Vivian Ferreira, 34, a espera não era motivo para desânimo. Com suas filhas, Isabella, de 7 anos e Melissa, de 2, elas enfrentaram quase duas horas de fila.

“É muito importante sair de perto de casa, do que estamos acostumados. Normalmente, as meninas só vão a shoppings. Queria que elas tivessem uma experiência diferente. Mas, pra isso, é preciso que a exposição não seja só para olhar, e sim interativa - para a criança poder mexer, conhecer e entender um pouco da história”, contou Vivian.

Interatividade é o que não falta na exposição. São mais de 21 espaços, incluindo 12 cenários recriados fielmente ao programa, além de bonecos originais e réplicas. Com cenários, fotos, figurinos dos personagens e objetos de cena, a mostra faz uma homenagem aos 20 anos da estreia da série infantil exibida pela TV Cultura, de 1994 a 1997.

Adultos vibram com cenas que marcaram a infância

Além do público infantil, a mostra atrai também à geração que cresceu com o programa. As amigas Camila Paulino, 27, Priscila Calda, 27 e Ludmila Prado, 29, se reuniram para reviver lembraças do passado. “Quando soube da exposição, tive que vir correndo.

É muito bom poder relembrar aquele Castelo. Bate um sentimento de nostalgia”, conta Camila.

Amigas Ludimila%2C Priscila e Camila adoraram voltar à infânciaMárcio Mercante / Agência O Dia

Para a engenheira Ludmila, assistir ao programa era caso de vida ou morte: “Na minha casa, eu e minhas irmãs brigávamos pelo controle remoto. Eu fazia questão de ver Castelo Rá-Tim-Bum” contou, rindo.

A exposição poderá ser visitada até o dia 11 de janeiro, sempre das 9h às 20:30h (exceto segundas-feiras). A entrada é sempre gratuita.

Reportagem da estagiária Marina Brandão


Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia