Chuva atrapalha funcionamento dos aeroportos e do teleférico do Alemão

Segunda-feira começou com registro de chuva fraca a moderada em diversos pontos da cidade e tempo deve ficar ruim ao longo do dia. Em diferentes vias, há bolsões d'água

Por O Dia

Rio - Uma chuva com intensidade fraca a moderada é registrada em diversos pontos da cidade nesta segunda-feira. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, o Rio entrou em Estágio de Atenção, ainda na madrugada, às 4h44. Esse temporal prejudica a operação dos principais aeroportos do município e do teleférico do Alemão, no conjunto de favelas da Zona Norte, nesta manhã. O trânsito também fica ruim, devido à formação de bolsões d'água e pelo excesso de veículos nas ruas.

Os aeroportos Santos Dumont, no Centro, e Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte, operam com auxílio de instrumentos para manobras de pousos e decolagens. No Complexo do Alemão, o teleférico não entrou em operação, às 6h, como era previsto, devido ao alerta de tempestade emitido pela Prefeitura. A SuperVia afirmou que passageiros são avisados por meio de sistema sonoro.

Trânsito ruim na Ponte Rio-Niterói em direção ao Rio de JaneiroEcoponte / Divulgação

As barcas, que geralmente são impactadas pela chuva forte, apesar do mau tempo, operam em condições normais. Segundo a CCR, a movimentação é intensa na Praça Arariboia, em Niterói, um dos principais terminais da concessionária, mas não há filas. As embarcações partem em direção ao Rio a cada 10 minutos. Na Ponte Rio-Niterói, outra ligação entre o Rio e Niterói, no entanto, motoristas enfrentam dificuldades. Por volta das 8h, a Ecoponte informou que o tempo de travessia era de 40 minutos e que havia retenção desde os acessos até a saída para a Avenida Brasil.

Ainda de acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, a chuva cria bolsões d'água e atrapalha o trânsito em importantes vias da cidade. Em São Cristovão, há acúmulo de água na Rua General Bruce e na Rua Bela, na altura da Rua São Cristóvão. Na Tijuca, o problema é registrado na Rua Pereira Nunes, próximo da Rua Baltazar Lisboa e na Barra, na Avenida Armando Lombardi, sentido Recreio.

Também há bolsão d'água em Rio das Pedras, na Avenida Engenheiro Souza Filho, e em Manguinhos, na Avenida Brasil, pista central, sentido Zona Oeste. Na Zona Sul, motoristas devem ficar atentos com um acúmulo de água na Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa, próximo da Avenida Borges de Medeiros.

O Estágio de Atenção é um alerta emitido pela Prefeitura do Rio. Ele indica o segundo nível numa escala de três e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. No caso desta segunda-feira, o alerta deve valer para todo o dia, já que áreas de instabilidade atuam na Região Sudeste do país, causando chuva em todo o Estado. Ao longo do dia, o céu ficará nublado e poderá haver registro de chuva forte, acompanhada de rajadas de vento com intensidade moderada a forte. Estáveis, as temperaturas variam entre a máxima de 33°C e a mínima de 20°C.