Por fernanda.macedo
Publicado 27/11/2015 14:07 | Atualizado 27/11/2015 14:44

Rio - Alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, irão receber visitas de cães terapeutas nesta sexta-feira. A iniciativa é promovida pelo programa de voluntariado da Royal Canin em parceria com a empresa Humanimais. Referência no trabalho de terapia e educação assistida por cães, irá contemplar 50 pessoas com deficiência da unidade.

Para os organizadores, os cães promovem a interação entre homem e animal a fim de potencializar os processos de aprendizagem, auxiliar no desenvolvimento social e ainda gerar melhorias na saúde, bem-estar e autoestima dos alunos. De acordo com pesquisas divulgadas pela Mars, dona das marcas Royal Canin, Pedigree e Whiskas, esta relação traz inúmeros benefícios para a saúde. Foi comprovado que pessoas com animais de estimação em casa têm respostas fisiológicas mais saudáveis ao estresse, inclusive frequência cardíaca e pressão sanguínea de base mais baixa.

Outro aspecto observado no estudo foi a base hormonal do vínculo entre humanos e animais, que demonstrou picos de oxitocina (hormônio responsável, entre outras funções, por desenvolver apego e empatia) tanto nas pessoas, quanto em seus cães quando interagem positivamente. O hormônio que nos faz ‘sentir bem’ também é liberado quando as pessoas estão em contato físico e suprime a produção de cortisol (hormônio diretamente ligado ao estresse). Essa redução dos hormônios do estresse pode explicar a sensação de relaxamento que a relação com os animais de estimação pode produzir.

A iniciativa faz parte do MVP – Mars Volunteer Program, programa de voluntariado da Mars Incorporated. A ação também aconteceu em Descalvado, interior de São Paulo, e contemplou o voluntariado em asilos, creches, projetos sociais com crianças e a Apae da cidade. A próxima cidade a receber o programa será Campinas, também em São Paulo. Além de promover as atividades, a cada funcionário que se inscreveu como voluntário, a empresa doará 15kg de alimentos para ONGs parceiras.

Você pode gostar