Ano Novo homenageará os Jogos de 2016 e um século de samba

Copacabana terá só dois palcos. Entre as atrações, estão Zeca Pagodinho e Jorge Ben Jor

Por O Dia

Rio - O tom da contagem regressiva para os dezesseis minutos de queima de fogos do Réveillon de Copacabana, desta vez, será ditado por um mestre de bateria. Com a exclusão do palco de música eletrônica, as outras duas estruturas montadas nas areias receberão bambas em homenagem ao centenário do samba. Para além do calçadão entre a Pedra do Leme e o Forte, oito pontos espalhados pelas zonas Norte e Oeste também entram em 2016 no compasso do gênero musical mais famoso do país.

De acordo com a Prefeitura, a expectativa é de que 2 milhões de pessoas participem da festa em Copacabana. Onze balsas serão responsáveis por lançar 24 toneladas de fogos, durante 16 minutos. No palco montado em frente ao Copacabana Palace, Jorge Ben Jor e Zeca Pagodinho serão os artistas mais esperados. Já na estrutura em frente à Rua Santa Clara, Arlindo Cruz, Dudu Nobre e Diogo Nogueira comandam a festa.

Zeca Pagodinho será umas das atrações do Ano Novo em CopacabanaRodrigo dos Anjos / Ag. News

Além dos cem anos do samba, a queima de fogos também celebrará os Jogos Olímpicos de 2016. As cores verde, violeta e laranja vão prevalecer no céu, com destaque aos fogos batizados como “fantasminhas”, além das “bombas de repetição”, em que os fogos se abrem e se repetem, como confetes brilhantes e flutuantes. Ao final, o céu será coberto pela cor branca, em mensagem de paz. Pela primeira vez o espetáculo terá transmissão pelo YouTube.

Longe da praia, são as cores das principais escolas de samba do Rio que vão colorir a virada. No Parque Madureira, a festa começa ao som da Velha Guarda do Império Serrano, com Fundo de Quintal e Mangueira encerrando. Também haverá pagode e funk na Praia da Bica, na Ilha do Governador, no Piscinão de Ramos, no IAPI da Penha, Praia do Recôncavo, em Sepetiba, na Rua Barros de Alarcão, em Pedra de Guaratiba, e Paquetá. No Flamengo, a bateria da Vila Isabel e São Clemente animam o palco montado na Rua Dois de Dezembro.

Em entrevista coletiva na manhã de ontem, o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, minimizou o corte de verbas devido à crise. “O ano de 2015 foi mais difícil, apertado, mas o réveillon é maior que isso”, disse. “Nos anos anteriores, a gente deixava três palcos, sendo que um era de DJ. Este ano, como vamos fazer uma homenagem ao samba, achamos que era melhor usar os recursos para incentivar o estilo musical”, afirmou, além de dizer que os turistas trarão para a cidade cerca de US$ 680 milhões de dólares no período.

Copacabana deve receber 2 milhões de pessoasArte O Dia

De acordo com estimativas da Riotur, as reservas na rede hoteleira para o Ano Novo, em Copacabana e Leme, indicam uma taxa de ocupação de 83%. Ipanema e Leblon também já registram 88%, e os números ainda devem crescer com as procuras de última hora.

Durante a entrevista, Zeca Pagodinho disse que se sente nervoso feito um iniciante antes do show de Ano Novo. “Já fiz o Réveillon de Copacabana uma vez e fiquei muito nervoso, quieto o dia todo. Esse ano vai ser igual. Isso é para subir no palco já com força total”, contou o sambista.
As informações sobre o esquema de segurança e de transportes e acesso à Praia de Copacabana ainda não foram divulgadas.

BARRA TERÁ QUEIMA DE FOGOS

A virada de ano na Barra também terá novidades. Uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio (ABIH-RJ), com os principais hotéis do bairro, promoverá, pela primeira vez, uma queima de fogos, como antecipou O DIA, há um mês. O espetáculo terá duração de dez minutos. “A proposta é colocar o Ano Novo do bairro no roteiro de Réveillon do Rio”, explicou Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ. A ocupação hoteleira no bairro já é de 55%. 

AS ATRAÇÕES

PALCO PRINCIPAL

Em frente ao Copacabana Palace:

18H ÀS 18H30: DJ MARCELO GARCIA
18H30M ÀS 19H30: GABRIEL MOURA
20H ÀS 22H: “SAMBRA, O MUSICAL – 100 ANOS DE SAMBA”,
COM DIOGO NOGUEIRA
22H30 ÀS 23H45M: JORGE BEN JOR
00H20 ÀS 01H40M ZECA PAGODINHO
02H ÀS 03H GRES BEIJA FLOR DE NILÓPOLIS

PALCO SANTA CLARA

Em frente à rua Santa Clara:

18H ÀS 19H30 DJ (A CONFIRMAR)
19H30M ÀS 20H30 SURICATO
21HÀS 22H:THAÍS MACEDO
22H30 ÀS 23H45M: ARLINDO CRUZ
00H20 ÀS 01H40M: DUDU NOBRE
02H ÀS 02H45M: GRES ACADÊMICOS DO SALGUEIRO
02H50M ÀS 03H30M: GRES ACADÊMICOS DO GRANDE RIO

Últimas de Rio De Janeiro