Pelas Ruas: 12 horas de festa

Amanhã, partindo da Central do Brasil rumo a Oswaldo Cruz e levando algumas das mais tradicionais rodas de samba do Rio, sai o ‘Trem do Samba’

Por O Dia

Rio - Lá vai o trem e com ele o samba! Amanhã, partindo da Central do Brasil rumo a Oswaldo Cruz e levando algumas das mais tradicionais rodas de samba do Rio, sai o ‘Trem do Samba’. Na verdade, são cinco composições, e a primeira parte às 18h04, horário em que Paulo da Portela voltava para casa. Nessa vão as Velhas Guardas do Império, da Mangueira, do Salgueiro, da Vila Isabel e, claro, da azul e branca. As outras saem entre 18h24 e 19h24, com uma turma da pesada: Democráticos de Guadalupe, Grupo Regente, Criolice, Nossa Arte Niterói, Samba Puro de Belford Roxo Cartola de Noel, Bip Bip, Beco do Rato e Cacique de Ramos. Serão mais de 12 horas de festa.


Atados Cariocas

Amanhã, Dia Internacional do Voluntariado, haverá um grande festival com música, futebol, feira e gastronomia no Parque do Flamengo. É o lançamento do Atados Carioca, projeto que já existe em outras cidades com objetivo de conectar uma rede de transformação social por meio do trabalho voluntário e de projetos inovadores. Destaque para a Copinha dos Refugiados, às 12h, o Festival de Músicos de Rua, às 14h, e o encerramento com a fanfarra Ataque Brasil, às 18h. O Atados já conta com uma rede de 40 mil pessoas, 400 ONGs e 30 empresas em torno de 800 oportunidades de voluntariado.

Sou Batuqueiro

O Bloco Desliga da Justiça já tem samba novo para o carnaval de 2016. O enredo ‘Vivo Carnaval o ano inteiro. Bato no Peito, Sou Batuqueiro!’ será uma homenagem aos batuqueiros que se dedicam aos blocos, aos ensaios e fazem a festa acontecer. “É também uma forma de homenagear os demais blocos, as oficinas de percussão e nossos mestres”, afirma Cris Couri, presidente. A disputa foi no último sábado e venceram os compositores Carlos França, Wanderson Suzart e Valmir Vignolli. O samba já está na web.

Desliga da Justiça já tem samba novo para o CarnavalDivulgação

Marchinhas na rua

O vencedor do próximo concurso de Marchinhas da Fundição será anunciado no primeiro dia de carnaval no palco da Lapa, ali na rua mesmo, e não mais no programa Fantástico. A outra novidade desse ano é que a votação será online, com mais tempo para a escolha do público. A ideia é incentivar os concorrentes a compartilhar as músicas e fazer campanha nas redes sociais. As inscrições começam amanhã.

No mesmo barco

Quem não foi, ainda pode conferir as últimas apresentações do Festival Internacional de Circo do Rio, que encerra programação nesse fim de semana com mais de 30 shows gratuitos. Destaque para a companhia argentina Barlovento, na Lona do Crescer e Viver, na Praça Onze. É a história de quatro tripulantes que dividem o mesmo barco e que, apesar de não falarem a mesma língua, se entendem na busca pelo mesmo destino. Na Praça Mauá, o público poderá ver as acrobacias da paulista Artinerant’s.

ESTAMOS NA TORCIDA para que Nelsinho Rodrigues se recupere rapidamente do AVC que sofreu na última sexta-feira, dia em que publicamos sua foto aqui na coluna, ao lado de Nei Barbosa e de Noca da Portela. É ele quem comanda o Bloco do Barbas e seu carro-pipa. Fica bom logo!

CONFETES

Tem Grito de Carnaval do Cordão da Bola Preta amanhã, com feijoada para 500 convidados na sede do bloco, no Centro. O Maestro Carlos Nogueira, que há 40 carnavais foi o trompete de ouro do Cordão, será o homenageado. O esquenta começa às 12h com show do Exaltação ao Samba Enredo e participação especial de Iracema Monteiro.

Hoje à noite rola mais uma mistura da BLESS com La Cumbia, duas festas que viraram sucesso no Rio. Vai ser no Arco do Teles, a partir de 23h, com muito grave no sound system latino americano. E dá-lhe reggae, cumbia, trap, dancehall, ska, hip hop, para dançar muito. Já confirmaram mais de 2 mil pessoas. Quem não puder, tem chance ainda de ir ao réveillon que as duas festas farão juntas no Arvrão, no Vidigal.

Celebrando 50 anos de carreira, a cantora Wanda Sá faz, no fim de semana, dois shows gratuitos no Espaço Furnas, em Botafogo. Os shows marcam o encerramento da turnê do seu mais novo DVD e CD.

E, já em clima de Natal, o reino mágico dos contos de fada chega ao pátio do Downtown. “O Natal Encantado da Bela e a Fera” inaugura a temporada de peças natalinas gratuitas, amanhã às 19h, na Praça Central.

Coluna de Rita Fernandes

Últimas de Rio De Janeiro