Presépios começam a colorir igrejas, casas e praças no Rio de Janeiro

Os cenários que simbolizam o nascimento de jesus atraem famílias à Catedral, no Centro, na Glória e em Madureira

Por O Dia

Rio - A 20 dias da mais importante celebração cristã, cariocas e turistas começam a se contagiar pelo espírito natalino que chega à cidade junto com os presépios que, aos poucos, vão colorindo igrejas, casas e praças do Rio. Sem a tradicional árvore da Lagoa, que, nos últimos 20 anos, marcou o início da contagem para o Natal, as manjedouras, que simbolizam o nascimento de Jesus, reinam pela cidade espalhando a magia da data. Os cenários atraem famílias à Catedral, no Centro, na Glória e em Madureira, na Zona Norte.

Neste sábado, às 20h, o Largo da Glória recebe o presépio da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, próximo à Rua Benjamin Constant. Na arte, toda em tamanho real, apenas o Menino Jesus não estará presente. O aniversariante mais ilustre de dezembro chegará só dia 25. Este ano, a montagem será quatro vezes maior do que em 2014. Além da beleza, a intenção é que as pessoas parem para refletir. “Que todos possam caminhar como se fossem parte dele, vivenciando o momento”, diz o diácono Paulo Cravo.

Presépio montado na Catedral no Centro do Rio%2C atraiu olhares de turistas%2C que ficaram encantados com o símbolo da maior festa cristãEstevam Avellar / Divulgação

Até quinta-feira, quem passar por Madureira será presenteado com uma tradição que se mantém há mais de duas décadas: o presépio em tamanho real no Viaduto Negrão de Lima.

Na Catedral, o símbolo natalino ganhou até mostra, com direito a 160 versões de presépios, de estados brasileiros e de 40 países. A exposição ficará até dia 20, na lateral do altar. A atração virou roteiro turístico. “Aqui, sentimos um pouco da atmosfera natalina de cada lugar”, disse, encantada, a portuguesa Flavia Diniz, de 32 anos.

A empresária Talita Lambert Ferreira, de 26, ficou empolgada ao ver seu estado, Minas Gerais.“Reconheci antes de saber a origem”, contou. No próprio altar, uma manjedoura em tamanho real também vem atraindo olhares. A britânica Gillian Griffiths, de 67 anos, disse que foi o modelo mais bonito que já viu. “Aqui sim, e não nas lojas, você sente o verdadeiro espírito do Natal. Desejamos mais amor às pessoas”, acredita.

UPP em busca de padrinhos
Policiais da UPP do morro Santa Marta, em Botafogo, estão em busca de padrinhos. Eles receberam 130 cartinhas escritas pelas crianças da comunidade, adotaram muitas, mas seis ainda estão à espera de um Papai ou Mamãe Noel. São meninos e meninas, de oito a 12 anos, que não podem ficar sem presente até o evento, dia 19, promovido pela Unidade de Polícia Pacificadora. Brinquedos ou roupas podem ser entregues na UPP.

Metrô põe à venda cartões
Famílias que estão se programando para festejar a virada do ano na praia de Copacabana já poderão garantir os bilhetes especiais do metrô que começarão a ser vendidos na próxima segunda-feira. Os 143 mil cartões serão vendidos até o dia 25, em seis estações: Pavuna, Uruguai, Central, Carioca, Glória e Siqueira Campos. Do total, 104 mil são reservados para ida e volta, 26 mil apenas para ida e 13 mil para volta. Na noite do Réveillon, só vão conseguir embarcar passageiros que tiverem cartão.
As bilheterias vão funcionar das 9h às 21h nas estações Uruguai, Carioca, Glória, Siqueira Campos e Pavuna. A exceção fica por conta da estação Central, onde o horário será das 10h às 21h. A partir do dia 26, a venda ficará concentrada nas estações Pavuna, Carioca, Central, Glória e Uruguai. Cada usuário poderá adquirir até dez cartões.

O cartão de ida e volta custará R$ 7,40. Já os cartões somente de ida ou de volta custarão R$ 3,70. Para a ida, os usuários terão à escolha cinco faixas de horário (entre 19h e 0h) e deverão comprar o cartão correspondente ao período em que pretendem realizar a viagem. A volta acontecerá sem horário determinado, entre 0h e 5h.

No último dia do ano, a partir das 19h, não serão aceitos os cartões unitário e pré-pago do MetrôRio nem os cartões da Riocard (Bilhete Único e Vale-Transporte). Eles servirão para embarque, até às 23h59, somente nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos. Os cartões unitário e pré-pago do MetrôRio e os cartões da Riocard voltarão a valer a partir das 7h do dia 1º.

Últimas de Rio De Janeiro