Prefeitura vistoria monumento a Noel Rosa que teve braço e pé serrados

Segundo secretaria, será necessária a elaboração de projeto e orçamento para a recuperação da peça

Por O Dia

Estátua de Noel Rosa depredadaReprodução Internet

Rio - Faltando dias para o aniversário de Noel Rosa, o monumento que presta homenagem a um dos maiores sambistas do país, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, foi alvo de uma nova ação de vândalos. O pé e o braço do sambista, além do braço do garçom, foram cerrados. Na última quarta-feira, Dia Nacional do Samba, as costas da estátua de Noel, localizada no início do Boulevard Vinte e Oito de Setembro, foram pichadas. De acordo com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva), que vistoria o local nesta terça-feira, para a recuperação da peça, será necessária a elaboração de projeto e orçamento.

"É importante destacar que, nos casos de furto de peças em bronze de monumento, é necessário um trabalho de restauração do monumento. É necessário também que seja contratado um restaurador, é preciso fazer um contrato único, específico, detalhado para a reposição e atenção às especificidades daquela peça", explicou a secretaria, em nota.

Segundo a Seconserva, anualmente são gastos R$ 2,5 milhões somente com a limpeza e revitalização dos monumentos e chafarizes. "A reposição de peças em bronze não faz parte do contrato de conservação", acrescentou a secretaria, na nota.

LEIA: Estátua de Noel Rosa, em Vila Isabel, é encontrada sem um dos pés e o braçoO monumento em homenagem a Noel Rosa é um conjunto escultórico em bronze, de autoria do artista plástico Joas dos Passos, e foi inaugurado no Boulevard Vinte e Oito de Setembro em 1996.


Últimas de Rio De Janeiro