Estado do Rio tem quatro prefeituras nota 10

Caxias, Macaé, Nova Iguaçu e Niterói cumprem Lei de Acesso à Informação

Por felipe.martins , felipe.martins

Rio - Em um momento em que a política e os políticos estão sendo tão criticados, caiu bem a nota dez que o Ministério Público Federal (MPF) deu para o Portal da Transparência das prefeituras de Duque de Caxias, Macaé, Niterói e Nova Iguaçu. O ranking foi divulgado nesta quarta-feira, Dia Internacional de Combate à Corrupção. Entre 5.569 municípios avaliados, além dos quatro do Estado do Rio, só três outros receberam a nota máxima. 

Essas sete prefeituras cumpriram o que é exigido pela Lei de Acesso à Informação, especialmente no que diz respeito à divulgação de salário, servidores e às diárias com viagens institucionais. Ao entrar no site, ocidadão tem à disposição informações importantes da administração municipal.

“O que é bom nisso tudo é que a cidade que era manchete na página de polícia agora entra na página da política boa”, festejou o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso.

O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, participou de solenidade no MPF que celebrou o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Para ele, o resultado da pesquisa demonstra o compromisso que a cidade tem no trato com o bem público.

“Nosso governo respeita o cidadão, a democracia e estimula, através do Portal da Transparência, ações semelhantes por parte de outras instituições”, comemorou Nelson Bornier.

O Ministério Público Federal utilizou 25 critérios para criar o ranking das cidades. Para cada um deles foi atribuída uma pontuação de zero a cinco, cuja nota mínima é para o não cumprimento e a máxima para o cumprimento integral das medidas e recomendações. Já para o cumprimento parcial das metas é atribuída uma média entre a nota máxima e a mínima.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia