Linha 4 está quase completa, mas falta liberação de verbas

Inauguração está prevista para o dia 01 de julho de 2016

Por O Dia

Rio - O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, visitaram as obras da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca - Ipanema) na manhã desta terça-feira. Autoridades percorreram o trecho da estação São Conrado até a ponte estaiada, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Do total das obras, 83% já foram concluídas e faltam apenas 700 metros para a escavação.

A estação está em fase final de acabamento e será a segunda maior da linha. De lá, a comitiva atravessou o túnel com um trackmobile (equipamento especial para circulação em túneis) até a ponte estaiada para acompanhar a conclusão das obras do local. Segundo o governador, a finalização depende da autorização de recursos do Governo Federal.

Pezão visita obras da Linha 4 do MetrôEstefan Radovicz / Agência O Dia

"Estamos aguardando a vinda da presidenta Dilma Rousseff no Rio para discutir a liberação da verba para a finalização das obras da Linha 4 do Metrô. Cerca de 500 milhões de reais já foram solicitados ao BNDES para a conclusão a tempo das Olímpiadas", disse Pezão. 

O secretário Carlos Roberto Osorio demonstrou otimismo acerca da liberação do dinheiro e confirmou a inauguração da Linha 4 para o dia 01 de julho de 2016. Mas ressaltou que essa data só será cumprida se houver a autorização do valor solicitado.

Inauguração da Linha 4 do Metrô está prevista para o dia 01 de julho de 2016Estefan Radovicz / Agência O Dia

Indagado sobre o atraso no pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores estaduais, Pezão foi incisivo em dizer que está reunindo esforços para efetuar o pagamento e que também recebeu o seu salário atrasado. "Estou lutando. Conversando com diversos empresários e vendo fórmulas porque quero pagar até o dia 17 deste mês. Se não conseguir, vou pagar um pouco mais pra frente", disse o governador, alegando que "não teve nenhum adiantamento de R$ 2 mil reais."

A Linha 4 do Metrô irá transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações (Nossa Senhor da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico) e 16 quilômetros de extensão. Com a linha, será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos.   

Últimas de Rio De Janeiro