Por rafael.souza
Publicado 17/12/2015 13:03 | Atualizado 17/12/2015 20:01

Rio - Pelo segundo dia consecutivo, os sites ligados ao governo do estado do Rio de Janeiro estão fora do ar. Os endereços eletrônicos, que são gerenciados pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do estado do Rio de Janeiro (Proderj), deixaram de funcionar no ínicio da manhã desta quarta-feira.

Conforme reportagem do DIA, os sites, como os da Secretaria de Segurança Pública, do Instituto de Segurança Pública, da Secretaria de Educação, do próprio Governo do Estado, e o sistema utilizado pela Polícia Civil — para fazer registro de ocorrências e gerenciar dados internos — foram os mais prejudicados. O problema causou transtornos, principalmente, para quem precisou registrar boletim de ocorrência. Nesta quinta-feira, até 10h30, o acesso aos sites ainda não havia sido normalizado.  

LEIA MAIS: Sites do governo do Estado saem do ar e dificultam queixas de roubos

No caso da Polícia Civil, o problema afetou quem precisou fazer um BO e as vítimas que precisavam acessar o endereço eletrônico das Delegacias de Dedicação Integral ao Cidadão (DEDIC), onde são feitos os registros onlines. A Corregedoria de Polícia Civil também não estava conseguindo acessar seu sistema interno.

Na ocasião, um delegado ouvido pela reportagem afirmou que, com o sistema fora do ar, "não tem como checar pela placa se um carro é roubado ou não." Um inspetor afirmou que quando esse ploblema acontece, a medida adotada é fazer o boletim de ocorrência à mão.

No começo da tarde dessa quarta, a assessoria de imprensa da Proderj afirmou por telefone, que o sistema havia parado de funcionar por conta da falta de energia que atingiu a subestação do prédio, que fica no Centro da cidade. Ainda de acordo com o comunicado, "todos os portais utilizados pelo Estado foram afetados". Os "técnicos da empresa trabalhavam para solucionar o problema", afirmava o órgão. A Light, concessionária responsável pelo abastecimento de energia,confirmou que houve uma interrupção de cerca de 20 minutos no fornecimento de eletricidade para o Centro. Ainda de acordo com o comunicado, o problema teria ocorrido devido a um defeito em um equipamento. Segundo a empresa, a energia foi reestabelecida à 0h25.

A Polícia Civil também divulgou nota dizendo que o problema, não afetou o registro dos BOs. De acordo com o "Departamento Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunicação (DGTIT), os registros de ocorrência foram realizados normalmente".

O Proderj informou que a rede de internet do Governo do Estado do Rio está normalizada, desde o meio-dia desta quinta-feira, e que todos os sites e portais foram reativados e estão no ar.

O governo do Estado informou que a internet já voltou a funcionar nesta quinta-feira. Reafirmando a posição do Proerj, a assessoria informou que apenas alguns sites estão fora do ar. Esses endereços eletrônicos deverão estar funcionando normalmente até o final do dia.

Reportagem de Fernanda Macedo e Rafael Nascimento

Você pode gostar