Por roberta.campos
Publicado 19/12/2015 13:45 | Atualizado 19/12/2015 13:49

Rio - Inaugurada em 19 de dezembro de 2008, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Santa Marta foi a primeira experiência da política de aproximação entre polícia e comunidade, idealizada pela Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro.

Tida como unidade-modelo, o Santa Marta, que já foi dominado pelo tráfico de drogas, agora é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Para comemorar a data, a UPP Santa Marta realiza um Desfile Cívico da Paz neste sábado.

UPP do morro Santa Marta completa 7 anos neste sábadoAlessandro Buzas / Agência O Dia


Com 53.706m² e cerca de 4 mil moradores, a comunidade do Santa Marta colhe hoje os frutos da pacificação, que trouxe segurança para moradores e visitantes. Graças à implantação da UPP no local, foi possível a legalização de serviços essenciais como água, luz, e até TV a cabo, além da formalização do comércio existente. Por isso a Guarda Bandeira da Academia de Polícia Militar, cavalaria, Orquestra Sinfônica da Polícia Militar e as famílias dos policiais falecidos em serviço se unirão para participar do desfile.

Haverá também brincadeiras para as crianças, distribuição de bolo e refrigerantes e, é claro, a visita do Papai Noel. O evento acontece na Praça Corumbá, em Botafogo, com início as 9h. Os convidados estão sendo orientados a irem vestidos de branco, simbolizando a paz.


Você pode gostar