Vereador entra na Justiça contra aumento das tarifas de ônibus

Babá questiona as justificativas da prefeitura para o aumento, como a necessidade de uma bonificação para as empresas terem 70% de seus ônibus com ar-condicionado

Por O Dia

Rio - O vereador Babá (Psol) pediu à Justiça a suspensão do aumento das passagens de ônibus do município do Rio de Janeiro. O parlamentar ingressou com uma ação popular na Vara de Fazenda Pública, contestando a subida de R$ 3,40 para R$ 3,80, no preço das tarifas, reajuste de 11,7% autorizado pelo prefeito Eduardo Paes no último dia de 2015. O parlamentar pede a Justiça a suspensão do decreto através de liminar.

Na peça de sete páginas, Babá questiona as justificativas da prefeitura para o aumento, como a necessidade de uma bonificação para as empresas terem 70% de seus ônibus com ar-condicionado. “Nos últimos seis anos, a população mais pobre se viu obrigada a arcar com mais de 60% de reajuste na tarifa de ônibus”, diz o texto.

Entre as irregularidades mencionadas pelo parlamentar, está o não cumprimento de metas estabelecidas no último reajuste das passagens, entre elas a contratação de uma auditoria externa para prestar assessoria na revisão do preço das tarifas. A ação também questiona a informação oficial de que 50% da frota dos ônibus cariocas possui ar-condicionado, e relembra que o decreto do último reajuste previa que 100% da frota seria refrigerada. 

Últimas de Rio De Janeiro