Liminar do STF autoriza Mário Trincano a assumir Prefeitura de Teresópolis

Político mais votado nas eleições de 2012 teve o registro da candidatura caçado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder

Por O Dia

Mário TrincanoReprodução

Rio - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, concedeu liminar, na noite desta terça-feira, para que Mário Tricano assuma a Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana do Rio. Candidato mais votado nas eleições, em 2012, ele teve o registro de sua candidatura caçado, com base na Lei da Ficha Limpa, que entrou em vigor em 2010.

Em 2008, com base na Lei das Inelegibilidades, a Justiça Eleitoral condenou Tricano por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação nas eleições daquele ano. A pena previa a inelegibilidade por três anos. Sancionada em 2010, a Lei da Ficha Limpa aumentou o prazo para oito anos.

Na ação protocolada no STF, os advogados de Trincano afirmam que Teresópolis “vive um caos político-administrativo”, pois o atual prefeito, Márcio Catão, é vice de Arlei Rosa, candidato que ficou em segundo lugar nas eleições de 2012, e que foi cassado em outubro de 2015.


Últimas de Rio De Janeiro