Reclamar Adianta: A armadilha do IPVA

Vigaristas enviam boletos falsos pelo correio

Por O Dia

Rio - É impressionante a criatividade dos vigaristas. Agora, a moda é enviar boletos falsos do IPVA pelo correio. Atualmente, esse documento bancário pode ser uma armadilha. Como diferenciar a guia correta? Código de barras? Hummmm... Vamos deixar claro: o que se recebe em casa é apenas um lembrete do pagamento, que deve ser feito diretamente no banco. O aviso apenas traz informações sobre o valor do imposto. A quitação deve ser feita respeitando o calendário, de acordo com a placa do veículo. O proprietário deve ir ao banco (para pegar o número do Renavam) com o número da placa do veículo e seguir para a boca do caixa. O problema é que muitos caíram na armadilha e fizeram o pagamento indevido. A saída? É preciso ir à delegacia para fazer um Boletim de Ocorrência e pagar, novamente, desta vez da forma correta, o imposto sobre o veículo. Mas não é esse o único problema. Um boato se espalhou pelo whatsapp sobre um possível boleto falso enviado aos contribuintes. Só que os boletos são verdadeiros. Resumo da ópera: pague no banco.

TV FORA DO AR

A minha TV está sempre fora do ar em razão das quedas frequentes do sinal da Net. Já fiz contato com a empresa diversas vezes. Um técnico esteve em minha casa, mas o problema não foi resolvido,  Michele Correa Faria, Engenho de Dentro.

A NET informou que regularizou a situação. A empresa informou que permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos. Assessoria de Comunicação NET


TELEFONE MUDO

Meu telefone está com problemas desde o início de dezembro. Já liguei para o SAC da Oi e registrei a reclamação, mas a linha continua muda, Rosélia da Silva, Zé Garoto, São Gonçalo, Região Metropolitana.

A empresa informou que o reparo da linha foi providenciado e que após o conserto o telefone voltou a funcionar normalmente. Assessoria de Imprensa da Oi


CANCELAMENTO DO CONTRATO

Contratei um pacote com a Sky, mas me arrependi e entrei em contato com a empresa no dia seguinte para cancelar o contrato. Todo o mês recebo cobranças referentes a um serviço que já cancelei, Helio do Couto, Freguesia, Jacarepaguá. 

O cadastro foi cancelado, e a devolução do valor R$ 658,80 será realizado em até 10 dias úteis, podendo ser visualizado em até duas faturas subsequentes, de acordo com os procedimentos internos adotados pela administradora do cartão. Assessoria de Imprensa Sky

MEUS CRÉDITOS SUMIRAM

Fiz uma recarga no valor de R$ 20. No dia seguinte fiz uma consulta de saldo e para minha surpresa só restavam R$ 8,90. Meus créditos estão diminuindo sem que eu utilize o telefone, Estevão Reis, Andaraí.

A Oi informou que fez o cancelamento do serviço de interatividade e fez também a devolução em crédito no pré-pago dos valores descontados indevidamente. Assessoria de Imprensa da Oi.

"Os planos empresariais não têm um teto para o aumento e costumam ser menos fiscalizados pela ANS.”, diz Bruno Leite de Almeida - Secretário Geral da Comissão de Defesa do Consumidor da Secional do Estado do Rio de Janeiro da OAB.

SURPRESA DESAGRADÁVEL - Um fotógrafo baiano ficou surpreso ao receber uma garrafa com água no lugar da câmera fotográfica de R$ 6 mil que havia comprado pela internet no site da Casas Bahia, na Black Friday.

Dúvidas frequentes - Carlços Henrique Jund,  sócio do escritório Jund Advogados Associados

Quem nunca tentou cancelar um serviço e se deparou com uma velha conhecida do consumidor: a multa de fidelidade. O advogado Carlos Henrique Jund explica que a fidelização só pode ser exigida quando a prestadora oferecer alguma vantagem ao consumidor, como o fornecimento de um aparelho a preço abaixo do que é praticado pelo mercado. “Tendo este benefício, a multa pode ser cobrada, desde que o consumidor queira rescindir o contrato antes do prazo máximo de 12 meses. Entretanto, o valor estipulado para esta multa deve ser fixado de forma justa, razoável e proporcional ao tempo restante para o término dos 12 meses”, esclarece. É bom lembrar que quando não for oferecido ao consumidor nenhum benefício, o prazo de fidelização for superior a 12 meses ou em caso de vício no serviço o consumidor tem o direito de rescindir o contrato sem o pagamento da multa.

Coluna de Átila A. Nunes

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