Servidores protestam durante visita da imagem de São Sebastião à prefeitura

Grupo esteve na sede da Cidade Nova, pediu melhores condições de trabalho e criticou as organizações sociais

Por O Dia

Rio - Servidores do município do Rio de Janeiro aproveitaram nesta segunda-feira a participação do prefeito Eduardo Paes em cerimônia religiosa, no jardim da sede da prefeitura, na Cidade Nova, para protestar por melhores condições de trabalho e contra a administração de hospitais públicos por organizações sociais (OS). Segundo os funcionários, a contratação das OS, além de não melhorar o atendimento, é fonte de corrupção e de disparidade entre os profissionais.

Servidores levaram cartazes para frente da sede da prefeitura%2C na Cidade Nova%2C durante protesto nesta segunda-feiraLevy Ribeiro / Parceiros / Agência O Dia

O Sindicato dos Servidores Públicos do Município (Sisep-Rio) afirmou que a gestão privada dos hospitais gera um déficit para o fundo de previdência privada complementar, o Previ-Rio, já que os contratados pelas organizações sociais não participam das contribuições. Hoje, nas contas do sindicato, há 1,4 servidor na ativa para cada aposentado. A relação já foi de 3 para 1.

“Os servidores da saúde sabem que a contratação por OS, sem concurso, leva o Previ-Rio ao fiasco”, garantiu o presidente Frederico Sanches. Ele disse que há déficit no sistema e defende um plano de carreiras que melhore a remuneração dos funcionários.

O secretário Pedro Paulo%2C Cardeal Dom Orani Tempesta e o prefeito Eduardo Paes participaram da celebração realizada durante visita da imagem de São Sebastião à prefeituraLevy Ribeiro / Parceiros / Agência O Dia

Durante a chegada da imagem de São Sebastião, padroeiro do Rio, os servidores gritaram “falta saúde”, “falta zoológico” e “Maria da Penha nele”. Os protestos faziam referência à crise da saúde, com a municipalização de dois hospitais estaduais, ao fechamento do zoo por causa da situação crítica dos animais e também à lei de combate à violência contra a mulher. Um dos principais secretários de Paes, Pedro Paulo, presente à celebração, admitiu ter agredido a ex-esposa "em momento de descontrole".

Imagem de São Sebastião visita sede da Cidade Nova

O Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, realizou uma celebração na sede da prefeitura, durante a visita da imagem de São Sebastião ao local. Desde o início do mês, a imagem do padroeiro do Rio está percorrendo diversos pontos da cidade. "Hoje é um dia muito especial. Como prefeito da cidade, é uma alegria enorme receber a imagem de São Sebastião, que muito representa a alma do carioca e sua capacidade de suportar e superar obstáculos. Que sejamos sempre abençoados por nosso padroeiro", diz Paes.

Com informações da Agência Brasil

Últimas de Rio De Janeiro