Por paulo.gomes

Rio - O primeiro dia útil depois do fechamento do trecho da Rio Branco entre a Nilo Peçanha e a Santa Luzia foi de muita desinformação, com mudança nos pontos de ônibus e trajetos de 82 linhas de ônibus. Com a interdição do trecho de 600 metros, que será transformado em um boulevard, com ciclovia e o VLT, os coletivos foram desviados pelas avenidas Nilo Peçanha e Graça Aranha.

Para Neuza Toledo%2C a interdição é ruim para comércio e passageiros de ônibusSeverino Silva / Agência O Dia

“Isso atrapalha a todos nós, cariocas. É ruim para quem depende de ônibus, para o comércio, para todo mundo. E o que me deixa preocupada é que os Jogos estão aí e dá a impressão de que não vai ficar pronto”, reclamou a assistente social Neuza Toledo, 60. O trânsito ruim também foi motivo de reclamação.

O analista de sistemas Rafael Abreu, 36, morador de Jacarepaguá e que trabalha no Centro, diz que a cada nova interdição para as obras o tempo de viagem aumenta. “Eu levava 1h30 para chegar no trabalho, e agora levo 2h20. Atrapalha muito o trânsito. Não tem como falar se vai valer a pena. Espero que a quantidade de VLTs consiga substituir os ônibus que hoje passam por aqui”, conta Rafael.

“O pessoal está bem confuso com os pontos de ônibus. Já dei informação para um monte de gente. Como fico aqui o dia todo, estou por dentro das mudanças”, disse Edmundo Neves, 59 anos, vendedor de água de coco na Rio Branco.

O trecho da Avenida Nilo Peçanha, entre a Avenida Rio Branco e a Rua Debret, passou a operar em mão única, em direção ao Castelo. A Rua Debret também mudou de sentido, entre a Avenida Almirante Barroso e a Rua Araújo Porto Alegre.

Além das mudanças do Centro, ontem foi o primeiro dia útil da nova etapa da reestruturação. A linha 474 passou a fazer o trajeto Jacaré - Copacabana, via Túnel Santa Bárbara; A 484 passou a ser Olaria - Candelária, Circular; A 413 virou Muda - Castelo, circular; e a 475 agora é Méier - Castelo, circular.

Alterações na área da Central

A região central da cidade passa por nova mudança no trânsito a partir de hoje. Ao lado da Central do Brasil, o Túnel João Ricardo ficará interditado à noite para obras de preparação do local para receber o BRT Transbrasil, que ligará Deodoro ao Centro. De domingo a quinta-feira, das 22h às 5h, e sexta-feira, das 23h às 5h, o túnel será interditado. Para garantir a saída dos ônibus do Terminal Américo Fontenelle e o acesso local dos moradores do entorno, um trecho da Rua Bento Ribeiro terá sentido alterado.

Com a mudança, dois pontos de ônibus próximos ao túnel serão desativados durante a noite. Entre o emboque do túnel e a Rua Senador Pompeu, A Bento Ribeiro terá mão invertida. Já no trecho entre a Rua Senador Pompeu e a Avenida Presidente Vargas funcionará em seu fluxo normal, sentido Rua Senador Pompeu.

Você pode gostar