Dez mil rosas vermelhas em louvor a São Sebastião

Passeio de motos, corrida, alvorada, missas e procissão para festejar o padroeiro da cidade

Por O Dia

Rio - Em meio à chuva, Fábio Ítalo, de 32 anos, parecia não se cansar na ornamentação da Catedral. Com mais de 10 mil rosas vermelhas sob sua responsabilidade, o designer floral trabalhava sem cessar para a grande festa de hoje, em homenagem ao padroeiro que deu o nome a cidade do Rio de Janeiro. “Faço esse trabalho por amor. Recebo bênçãos”, comentou o devoto. Ele também é responsável pela ornamentação da Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca. Esse ano a porta da Catedral, inaugurada no ano passado, está sendo ornamentada. “É o Ano da Misericórdia”, comenta, satisfeito.

Fábio se orgulha de ornamentar a Catedral e a Igreja dos Capuchinhos. Ele usou 10 mil rosas vermelhasAndré Mourão / Agência O Dia

As comemorações começaram há 13 dias, com a tradicional trezena, quando o arcebispo Dom Orani Tempesta visitou comunidades católicas do município com a imagem de São Sebastião.
A programação começará cedo hoje, com a alvorada no início do dia, às 5h com a primeira missa no Santuário Basílica de São Sebastião Frades Capuchinhos, na Rua Haddock Lobo, 266, na Tijuca. Haverá missa a cada hora a partir das 6h até 19h. O horário da última missa deve coincidir com o retorno da procissão ao santuário.

Às 10h, o Cardeal Orani Tempesta rezará a Missa Solene na Basílica. A grande procissão sairá do santuário às 16h, indo até a Catedral, no Centro, onde haverá o auto de São Sebastião e a missa de encerramento dos festejos no Centro. Esta celebração está prevista para começar a partir das 18h.  Este ano a festa contará com uma novidade: motociclistas farão um passeio especial em homenagem a São Sebastião. Eles vão se concentrar às 8h em frente ao templo da Tijuca para dar a largada às 8h30.

MUDA O TRÂNSITO

Para as procissões de hoje, a Cet-Rio montou um esquema especial de trânsito, a fim de evitar transtornos na rota dos fiéis. Será fechada meia pista da Rua Haddock Lobo, a partir das 15h30. A operação contará com o controladores de tráfego do órgão. Serão feitos bloqueios, manutenção da fluidez do tráfego e orientação aos motoristas.

PROGRAME-SE

5h Alvorada festiva.

6h - Primeira missa na Igreja dos Capuchinhos. Há missa a cada hora.

7h - Concentração para a corrida. Larga às 7h30. Aterro do Flamengo, entre as Ruas Cruz Lima e Tucumã.

8h - Passeio de motoqueiros sai de frente da Igreja dos Capuchinhos.

16h - Procissão sai da Igreja dos Capuchinhos e retorna por volta das 17h30.

Últimas de Rio De Janeiro