Médicos peritos do INSS retornam as atividades na segunda-feira

Instituto abriu novas vagas. Prioridade é para quem busca auxílio-doença

Por O Dia

Rio - Os médicos peritos do INSS retomam as atividades na segunda-feira após quatro meses em greve e com saldo de 1,3 milhão de segurados sem atendimento em todo o país. No Rio de Janeiro, a espera pelo atendimento para solicitar o auxílio-doença, que antes levava até cinco meses, segundo levantamento feito pelo DIA na última terça-feira, foi antecipada para esta semana. As vagas foram abertas ontem e há opções de atendimento amanhã para os postos de Jacarepaguá, Ramos, Bangu e Campo Grande. Antes, a primeira data disponível era 22 de junho. Na terça-feira há agendamentos disponíveis para os postos do Méier e Irajá.

Grevistas disseram que prioridade de atendimento nos postos do INSS será para a primeira períciaUanderson Fernandes / Agência O Dia

É importante ressaltar que mesmo com o fim da greve dos médicos peritos, o segurado não deve correr aos postos do INSS nos próximos dias, sem que esteja com agendamento para pedido de auxílio-doença em mãos. Ou seja, não adianta chegar no posto para tentar atendimento sem que o nome conste na lista do órgão.

Mesmo quem tem a segurança do atendimento agendado pelo 135 corre o risco de ficar sem avaliação médica, principalmente, os casos de renovação de benefício e pedido de aposentadoria por invalidez. Isso corre porque a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) orientou os grevistas a priorizar o atendimentos para os segurados que ainda aguardam a primeira avaliação médica.

A orientação foi condenada pelo INSS, que esclareceu que a regra de priorização do atendimento é definida pelo próprio instituto e está estabelecida nos atos normativos.

POR 30 HORAS SEMANAIS
Os médicos peritos do INSS pediram durante a greve um reajuste salarial de 27,5%, redução da carga horária de 40 horas para 30 horas semanais, recomposição do quadro de servidores e o fim da terceirização. Contudo, não houve acordo até o momento com o governo federal e, por isso, a ANMP afirmou que a categoria retoma as atividades em estado de greve. Isso significa que a qualquer momento podem cruzar os braços se as negociações com o governo não avançarem. O INSS conta hoje com 4.330 servidores peritos médicos. O salário inicial para uma jornada de 40 horas é de R$ 11.383,54.

CONFIRA AS PRÓXIMAS DATAS

Praça Seca: 25/01.

Ramos: 25/01.

Bangu: 25/01.

Campo Grande: 25/01.

Méier: 26/01.

Irajá: 26/01.

Del Castilho: 26/01.

Presidente Vargas: 27/01.

Barra da Tijuca: 01/02.

Ilha do Governador: 01/02.

Cabo Frio: 09/05.

Campos: 27/01.

Duque de Caxias: 17/03.

Nova Friburgo: 01/02.

São Gonçalo: 12 e 13/04.

São João de Meriti: 22/03.

Nilópolis: 28/03.

Niterói: 30/03.

Nova Iguaçu: 06/04.

Macaé: 04/04.

Últimas de Rio De Janeiro