PM recupera 23 carros roubados e prende cinco suspeitos no Chapadão

Operação realizada pelo 41º BPM (Irajá) apreendeu um menor, além de drogas, armas e munições

Por O Dia

Rio - Durante operação para procurar dois jovens desaparecidos no Complexo do Chapadão, em Costa Barros, na Zona Norte, policiais do 41º BPM (Irajá) recuperaram ontem 23 carros roubados que estavam em poder de criminosos. Eles ainda prenderam cinco suspeitos de tráfico de drogas, apreenderam um adolescente, além de drogas, armas e munições. Em um mês e 26 dias, 421 veículos roubados já foram recuperados nas comunidades do Chapadão e da Pedreira, que ficam na região de Costa Barros. Uma média de sete por dia.

De acordo com o coronel Jorge Fernando Pimenta, comandante da unidade desde 1º de dezembro, seis operações já foram feitas nos dois complexos, que são dominados por quadrilhas rivais. “Pelo menos 60% dos carros estavam no Chapadão. As operações são sistemáticas e estamos tirando a mobilidade destes criminosos”, afirmou.

Parte dos carros recuperados pela PM no Complexo do ChapadãoDivulgação

Três dos presos foram identificados como Renan da Silva Souza, 18 anos, Jorge Luiz Lopes, 22, e Robson de Oliveira Teixeira, 20. Na ação, foram apreendidos uma pistola Taurus calibre 9 milímetros, 22 kg de maconha, 123 pinos de cocaína, 24 frascos de loló, 17 comprimidos de ecstasy e um rádio transmissor. O material apreendido e os presos foram levados para a 39ª DP (Pavuna), onde o caso foi registrado.

Entre os carros recuperados, a polícia encontrou modelos populares e importados de luxo, como Audi, Toyota Hilux e Mercedes. Ainda segundo o coronel Pimenta, a maioria dos carros foram roubados na Baixada Fluminense. Os principais pontos de atuação dos bandidos são: Rodovia Presidente Dutra, Avenida Brasil e toda extensão da Avenida Martin Luther King. “Eles roubam os carros para cometerem outros crimes como roubo de cargas, transporte de armas e drogas, roubos de rua e desmanche para fomentar o mercado negro de peças”, destacou o comandante.

No último dia 14, uma mega operação no Chapadão, em Costa Barros, resultou na apreensão de 71 veículos roubados, 22 motocicletas e um caminhão da Cedae. Duas retroescavadeiras também foram encontradas. Foi a maior apreensão entre as seis realizadas pelo batalhão nos últimos dois meses.

A maior parte dos carros foi encontrada na localidade conhecida como Cova da Onça, considerada o ‘coração’ da área de atuação dos criminosos no Chapadão. Para o especialista em segurança pública, coronel Paulo Amêndola, o alto número de carros surpreende. “São regiões típicas de roubos de cargas, mas os bandidos estão atuando em outros tipos de crime também.”

Últimas de Rio De Janeiro