Informe do DIA: Olimpíada não atrai atenção de parte dos cariocas

Segundo pesquisa, 21% dos entrevistados disseram que não vão nem assistir aos jogos pela televisão

Por O Dia

Rio - Pesquisa feita pela universidade Unicarioca aponta que 21% dos cariocas não estão nem aí para a Olimpíada — dizem que não vão sequer assistir aos jogos pela TV. Segundo o levantamento, 60% pretendem acompanhar o evento, mas sem entusiasmo. Já 19% ainda não sabem o que vão fazer entre os dias 5 e 21 de agosto.

Os atletas brasileiros com mais chances de subir ao pódio, de acordo com os cariocas, são o ginasta Arthur Zanetti e o nadador César Cielo. O corredor jamaicano Usain Bolt é o favorito a sair como ícone dos Jogos de 2016. A pesquisa ouviu 1.144 pessoas, em dezembro. 

Reembolso

Em tempos de aumento de casos de zika, a empresa de aviação Latam (fusão da brasileira TAM com a chilena LAN) decidiu reembolsar o valor da passagem para mulheres grávidas com voos marcados para 22 destinos da América Latina, entre eles Brasil, México, Colômbia e Venezuela. Se infectada com o vírus, a gestante pode transmitir microcefalia ao bebê. Os acompanhantes também poderão receber de volta o dinheiro do bilhete.

Novo destino

Se preferir, a grávida pode escolher viajar para outro país, desde que pague a diferença no preço da tarifa. Para quem já está viajando, a aérea oferece a opção de adiantar o retorno, sem o pagamento de taxas adicionais.

Auditoria

Devassa feita pelo Rioprevidência detectou irregularidade no pagamento de 4.804 benefícios. Mais da metade das fraudes trata da acumulação indevida de cargos no serviço público. Também foram descobertos 434 casos de recebimento ilegal de duas aposentadorias e 309 servidores que estavam aposentados por invalidez e continuavam trabalhando, recebendo outro salário.

Acúmulo

O Rioprevidência ainda encontrou 149 filhas solteiras de ex-servidores que recebiam também pensão por morte de ex-marido.

Opostos

O ministro Nelson Barbosa saiu ontem em defesa da reeleição da diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde. A manifestação acontece cinco dias depois de a presidente Dilma Rousseff ter ficado “estarrecida” com o último relatório do FMI, que prevê o agravamento da crise econômica brasileira em 2016. 

Centro-direita

Pré-candidatos à Prefeitura do Rio trabalham para formar uma frente de partidos de centro-direita, encabeçada pelo senador Marcelo Crivella, hoje no PRB. Mas só querem fazer a aliança se o bispo licenciado da Universal topar migrar para o PSB.

Com Paulo Capelli

Últimas de Rio De Janeiro