Por gabriela.mattos
Rio - Meu Bem, Volto Já vai fazer duas homenagens na Terça-feira Gorda. Para reverenciar Lefê Almeida, compositor de vários blocos, dois dos seus sambas serão cantados no desfile. Um é o do Carnaval de 2000, que contava a saga de Pedro Álvares Cabral 500 anos depois do “descobrimento” do Brasil. A outra homenagem será para Nelsinho Rodrigues. Quando o bloco passar em frente a sua casa, no Leme, vai cantar o samba do Barbas deste Carnaval. Nelsinho, que sempre comandou o bloco de Botafogo, sofreu um AVC em novembro e continua internado.
Matches e crush reais
Publicidade
A proposta era os foliões se desconectarem da internet e se conectarem no mundo real. Trocar beijos ao invés de likes. Deixar acontecer os matches e crushs reais. A Antarctica promoveu, no último fim de semana, a campanha ‘Appaixonados’. Uma máquina de encontros, com duas cabines separadas, foi colocada no Bloco Brasil, no Leme. Cada pessoa entrava por um lado, sem se ver. Uma vez frente a frente, tinham cinco segundos para decidir se queriam ou não se conectar na vida real. E não é que rolou química para alguns?
Ulalá Carmelitas!
Publicidade
Hoje tem Carmelitas, em Santa Teresa, que vem cheio de novidades. Serão quatro porta-bandeiras que se revezarão em quatro trechos diferentes. O trajeto volta a ser o antigo, saindo do Bar do Serginho até o Largo do Guimarães. Numa parceria inédita com a Aliança Francesa, o bloco se apresenta sábado no desfile do Ulalá Balancê. Em troca, vai receber dez bolsas de estudos na escola francesa, que serão doadas a alunos do Colégio Estadual Monteiro de Carvalho. Viva!
Carmelitas desfila nesta sexta-feira em Santa TeresaPublius Vergilius

CRIADO EM 2012 como um tributo ao pai do rock nacional, o bloco Toca Raul entra em ritmo de Olimpíadas com o tema ‘Toca Raul Acende a Tocha’. As músicas ‘Por quem os sinos dobram’ e ‘Loteria da Babilônia’ estreiam no repertório. O desfile é domingo, às 16h, na Praça Tiradentes.

Bésame mucho

Nem só de ‘alá lá ô’ vive o Carnaval carioca. Para os amantes da música latino-americana, tem salsas, congas e cumbias, além de outros ritmos tradicionais do nosso continente. No domingo pela manhã sai o bloco Bésame Mucho, ao som de sopros e de banda, em direção ao Bar do Gomes, partindo do Largo do Guimarães, em Santa Teresa. Com muita gente fantasiada e um caliente clima de azaração. Vale a pena conhecer!

Carnaval mirim
Publicidade
Muita diversão para a criançada. No domingo, cedo, tem o bloco Que Caquinha é Essa, em Ipanema. Nos quatro dias de folia, a Riotur promove bailinhos infantis na Praça Mauá, com diversas atrações, inclusive o Gigantes da Lira, que também se apresenta no Shopping Downtown. Tem bailinhos infantis gratuitos também nos shoppings West, Carioca, Caxias, Jardim Guadalupe, Passeio e Park. No Metropolitano, oficina de máscaras, pinturas artísticas e camarim de fantasias.
CONFETES
Publicidade
?Maravilhas do Porto desfila amanhã, a partir das 11h, no Largo de São Francisco da Prainha, e faz homenagem às Olimpíadas de 2016 e à cidade. O samba será cantado por Mestre Birinha. As lindas camisetas — do bloco e dos componentes da bateria — foram criadas por Bárbara Tércia e Rose Vermelho.
O bloco Laranjada desfila domingo, na Rua General Glicério, juntando ritmistas do bairro de Laranjeiras e do Morro Santa Marta. O tema escolhido foi ‘GG Futebol Clube’, em homenagem aos 20 anos de fundação do time de peladeiros que deu origem ao bloco.
Publicidade
Com repertório dedicado à música dos vídeos games e inspirado no seu mais famoso personagem, Mario Bros, o Super Mario Bloco desfila na Quarta-feira de Cinzas para agitar o pós-Carnaval. O percurso vai do Mirante do Rato Molhado (Rua Aprazível) até a Praça Odylo Costa Neto. A concentração será às 11h.
E para a turma de Vila Isabel, hoje à noite tem baile na rua do bloco Eu Sou Eu, Jacaré é Bicho D’água, comemorando seus 16 carnavais. É na esquina da Visconde de Abaeté com a Torres Homem. Começa com bailinho infantil às 17h e segue noite adentro para os mais crescidinhos.
Publicidade
Coluna de Rita Fernandes