Por gabriela.mattos
Rio - Com a crise batendo à porta da maioria dos brasileiros, recorrer a financiamentos ou pedir aumento no limite do cartão de crédito tem se tornado cada vez mais comum. Só que também passou a ser comum o consumidor se deparar com a negativa de crédito, ou seja, o banco ou financeira simplesmente recusam o empréstimo ou financiamento com a justificativa de que o consumidor não atingiu o escore, um sistema utilizado pelos fornecedores na concessão de crédito para avaliação de risco. E diante de várias reclamações de consumidores, notificados de que não atingiriam a tal pontuação, o STJ decidiu que o método estatístico de avaliação de risco (escore) poderá ser acessado pelo consumidor que tem direito a solicitar esclarecimentos sobre o cálculo do tal sistema. O fornecedor ou financeira deve justificar as razões técnicas da negativa do crédito baseado no tal sistema de escore.
DEMORA EM CONSERTO
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Adquiri um refrigerador da marca Eletrolux em agosto do ano passado. Dois meses depois o produto apresentou defeito e fiz contato com a assistência técnica. Depois de muita insistência fui atendida e levaram o refrigerador. Até hoje não consertaram o produto. O que devo fazer? Sonia Maria Fernandes – Realengo, Rio de Janeiro
A Electrolux informou que prestou os devidos esclarecimentos à consumidora sobre o seu atendimento e que acompanhará até que a situação seja resolvida. SAC Eletrolux
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PRODUTO EM FALTA
Comprei um conjunto de três malas no site extra.com.br. Ao abrir a embalagem notei que havia apenas uma mala. Entrei em contato pelo chat da empresa e fui orientado a aguardar uma solução em até cinco dias úteis. Precisei pedir malas emprestadas para viajar. O meu problema até agora ainda não foi resolvido. Sérgio Chamoun - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
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O Extra informou que, em contato com o leitor, foi acordada a coleta do item para realização de uma nova entrega. Assessoria de Imprensa Extra.com
SERVIÇO SEM QUALIDADE
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Sou morador da Rua Pereira de Araújo, em Irajá, e estou sofrendo com a constante queda de energia por causa do transformador. Acredito que ele esteja com o seu funcionamento fora do padrão de qualidade. Jorge Fernandes – Irajá, Rio de Janeiro
A Light informou que programou para o dia 1º de março a substituição do transformador que atende à localidade. Assessoria de Imprensa Light
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SEM VISITAS TÉCNICAS

Entrei em contato com a Sky e solicitei a visita de um técnico em minha residência, pois em minha TV aparecia o aviso ‘sem sinal’. A atendente agendou a visita com urgência para o dia seguinte a minha reclamação, contudo, até o momento, ninguém apareceu! Dalila Castiel - Itaipava, Petrópolis, Região Serrana do Rio

Melissa Areal Pires é advogada especialista em Direito à SaúdeDivulgação

A empresa Sky informa que a a leitora confirmou a realização do atendimento técnico em sua residência no dia 12 de janeiro deste ano. A operadora pede desculpas pelo transtorno causado pela demora. Assessoria de Imprensa da Sky

MELISSA AREAL PIRES, advogada especialista em Direito à Saúde: "Os planos de saúde devem respeitar o Código de Defesa do Consumidor. Informação é a garantia do consumidor contra negativas de tratamentos e reajustes abusivos".

DÚVIDAS FREQUENTES

Por Irene Medeiros, consultora imobiliária na Oswaldo Medeiros Consultoria Jurídica e Imobiliária

A locação de imóveis gera inúmeras dúvidas entre os consumidores e, portanto, requer alguns cuidados. Segundo a consultora imobiliária Irene Medeiros, para uma locação tranquila e responsável é fundamental ter cautela. “Documente toda a negociação por escrito, leia atentamente o contrato antes de assiná-lo e esclareça todas as dúvidas existentes. Não se esqueça de solicitar a descrição das condições em que se encontra o imóvel, fazendo um registro fotográfico junto com o laudo de vistoria. Anote o estado de conservação do imóvel, através de termo escrito. Assim você evitará problemas futuros”, orienta. A consultora lembra que também devem constar no contrato informações como: valor do aluguel, valor das taxas e encargos, índice de reajuste, forma e local de pagamento e multas por atraso.

Irene Medeiros é consultora imobiliária na Oswaldo Medeiros Consultoria Jurídica e ImobiliáriaDivulgação

Coluna de Átila A. Nunes