Por gabriela.mattos

Rio - O Ministério da Saúde acompanha 2.500 mulheres no Estado do Rio que contraíram o zika, mas não apresentaram os sintomas da doença. A presença do vírus foi detectada em exames — muitas delas estão grávidas e fizeram pré-natal.

O governo quer descobrir por que algumas pessoas apresentam os sintomas do zika e outras não — isto, para facilitar o diagnóstico. O ministério tem feito parceria com fundações para ampliar a realização de exames capazes de detectar a doença.

Tentativa

Pezão tenta convencer o governo federal que tem direito a ficar até dois anos sem pagar a dívida do estado com a União, uns R$ 7 bilhões anuais. Isto por conta de uma liminar concedida por Ricardo Lewandowski, do STF.

Crédito

O ministro excluiu a grana dos royalties da receita do estado que serve de base para o cálculo das parcelas da dívida. Agora, o governador alega que é preciso descontar o valor que, ao longo dos anos, o Rio de Janeiro pagou a mais. Ele já levou a proposta para Dilma, que não gostou nada da ideia.

Mágoa

As críticas de Jorge Picciani, presidente da Alerj, a Pezão irritaram muita gente no Palácio Guanabara. Alguns ressaltaram que foi para viabilizar a eleição de Leonardo Picciani para a liderança do PMDB que o governador nomeou o pastor Ezequiel Teixeira para a Secretaria de Direitos Humanos (ele foi exonerado nesta quarta-feira).

Bônus e ônus

Com a ida de Teixeira para o governo, o PMDB ganhou um novo deputado federal para votar em Leonardo. Para Pezão, sobraram muitas críticas.

Os caras da lei

O Brasil, acredite, tem quase um milhão de advogados na ativa — 947.197 para ser exato. A conta é do site Migalhas.

Você pode gostar