Médica sanitarista lamenta falta de ações de combate ao Aedes aegypti

Lúcia Arruda enfatiza que apenas a saúde pública pode equacionar esse problema

Por O Dia

Rio - Em 1986, quando a volta da dengue ao país foi confirmada, a médica sanitarista Lúcia Arruda se revoltou com o jogo de empurra de governos em relação ao Aedes aegypti e disse uma frase que ficaria célebre: “O mosquito não é municipal, estadual ou federal”. Passados 30 anos, ela lamenta que as ações de prevenção não tenham sido permanentes.

Segundo ela, as doenças transmitidas pelo mosquito mostram que só a ênfase na saúde pública pode equacionar o problema. “A saúde privada não dá conta disso. Não vivemos em ilhas, não vai ser uma carteirinha de plano de saúde que vai proteger as pessoas”, diz.

Campanha

A médica ressalta que, por conta de uma mobilização comandada pelo então secretário estadual de Saúde, Sérgio Arouca, os casos de dengue foram praticamente zerados no fim dos anos 1980. Depois, o mosquito voltou a reinar.

Opção Jandira

O deputado Wadih Damous (PT) diz que, apesar do apoio de seu partido ao PMDB na sucessão carioca, haverá petistas que apoiarão Marcelo Freixo (Psol). Segundo ele, o lançamento da candidatura de Jandira Feghali (PCdoB) seria capaz de conter essa tendência, mesmo que ela não tenha o apoio do PT. “Apoiar a Jandira sequer poderia ser considerado uma dissidência”, afirma.

Cartão vermelho

O vereador e médico Dr. Gilberto (PTN), que não aparecia em plantões no Hospital Rocha Faria, perdeu a presidência da Comissão de Saúde da Câmara Municipal. Para ficar no cargo, ele até obteve o apoio do líder do governo, Dr. Jairinho (PMDB).

Força

Quem mostrou força foi Thiago K. Ribeiro (PMDB). Ligado a Jorge Picciani, presidente da Assembleia Legislativa, ele virou vice-presidente da poderosa Comissão de Justiça e Redação.

Menino do Rio

Aécio Neves promete mergulhar na campanha pela Prefeitura do Rio. Tucanos dizem que ele está animado com a eventual candidatura de Carlos Roberto Osorio, secretário de Transportes de Pezão.

Últimas de Rio De Janeiro