Por thiago.antunes
Rio - O que era para ser só uma brincadeira entre cão e dono na praia, vai virar competição.
No dia 25 de maio, o lado esquerdo do Quebra-Mar, na Barra da Tijuca, ficará repleto de pranchas e cachorros na água para o primeiro torneio de stand up dog— adaptação do stand up paddle, ou prancha a remo.
Marco e seu labrador Moleque mostram que têm muito que praticar para conquistar um lugar no pódioCarlos Moraes / Agência O Dia

Como toda competição que se preze, as regras serão rígidas. Antes de subir na prancha de 1,70 metro de comprimento, o cão passará por uma avaliação técnica de um especialista em educação animal.

Se o bicho for reprovado nesta etapa, será desclassificado. “O profissional vai ver se o cachorro está bem disposto e se está sem medo. Não queremos forçar o animal a nada. Ele tem que curtir”, explica o organizador do torneio, Marco Antônio Sarnelli, o Totó.

Kika%2C uma vira-lata boa de equilíbrio%2C se segura na prancha conduzida por Maurício Melo%2C durante treino para a competição marcada para o dia 25Carlos Moraes / Agência O Dia

Para conquistar a medalha de ouro, o cão e seu dono precisam ter um desempenho de atleta. No percurso de 300 metros, que contará até com uma curva para tornar a prova mais difícil, nenhum dos dois pode cair no mar.

“O dono vai ter que remar muito rápido para ganhar e o cão terá que dar equilíbrio na prancha”, orienta Totó. Ganha a dupla que fizer o percurso em menos tempo. As inscrições para o primeiro torneio serão limitadas em 30 cães. É permitido qualquer raça e porte. A prova será dividida em atletas de stand up paddle amadores e profissionais. O organizador do evento, que treina com sua cadela vira-lata Kika toda semana, vai competir e promete ganhar. “Ela já fica em pé na prancha igual a mim”, brinca Marco Antônio, que só leva alguns tombos com Moleque, seu Golden Retriever.

Publicidade
Prêmio será banho de luxo em pet shop
O final da competição será digno de olimpíada. Os cães subirão em um pódio de três lugares ao som do hino olímpico.
Publicidade
O cachorro campeão ganhará um banho de loja em um pet shop, além de receber medicamentos e sacos de ração. As inscrições para o torneio, a R$ 30, serão feitas no dia da prova, de 8h às 9h.